Ensino

Curso de Arquitetura e Urbanismo tem reconhecimento internacional

08/11/2017

07:48

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

Inscrições para o Vestibular de Verão UPF seguem até a próxima segunda-feira, 13 de novembro

O reconhecimento internacional, por meio do Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação do Mercosul (Arcu-Sul), comprova a excelência do ensino ministrado no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Passo Fundo (UPF). A partir dessa acreditação, os acadêmicos têm a possibilidade de participar de intercâmbio em universidades situadas nos países do Mercosul.  O curso de Arquitetura e Urbanismo é uma das 58 opções de cursos oferecidas no Vestibular de Verão da UPF. A inscrição deve ser feita pelo site vestibular.upf.br, até o dia 13 de novembro. A prova acontece no dia 18 de novembro.

Diferenciais

Aliando teoria e prática, o curso de Arquitetura e Urbanismo da UPF desempenha, desde 1995, ações que promovem o conhecimento com atividades práticas e teóricas, fazendo uso dos laboratórios além de desenvolvimento de projetos de pesquisa e de extensão em conjunto com professores do curso. O corpo docente é formado por professores que possuem ampla prática profissional e acadêmica, contando mestres, doutores e pós-doutores formados nas melhores universidades integrantes das comunidades europeia e norte-americana, proporcionando aos acadêmicos o contato com as correntes arquitetônicas, urbanas e tecnológicas de vanguarda no mundo.

De acordo com o coordenador do curso, professor Dr. Juan José Mascaro, os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo dispõem de diversas oportunidades de estágio, podendo direcionar seu aprendizado por meio de estágios em projetos de pesquisa ou extensão, assim como usufruir do programa de estágios da Universidade, o Projeto Parceria Educação e Trabalho (Propet), que oferece estágios nos escritórios de arquitetura e urbanismo da região. “É um mercado amplo, possibilitando que o arquiteto urbanista possa atuar com consultorias técnicas, escritório particular, em construtoras, grupos de gestão pública, entre outros”, destacou.

O curso obteve reconhecimento internacional no Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação do Mercosul (Arcu-Sul), sendo certificado pelos critérios de qualidade aprovados no âmbito regional do Mercosul na excelência do ensino universitário. Acadêmicos também podem participar de intercâmbio acadêmico por meio do Programa Ciência sem Fronteiras, do Programa de Bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades e do Programa de Intercâmbio Acadêmico Institucional (Piac). “Temos um convênio de intercâmbio acadêmico com mais de 80 instituições por meio do Programa Marca. Para receber essa certificação, é feita uma avaliação qualitativa do curso por uma comissão internacional. O curso de Arquitetura e Urbanismo da UPF é um dos únicos três cursos do RS que participam desse programa”, ressaltou Mascaro.
Contribuindo para o desenvolvimento das comunidades, o curso também possui o Núcleo de Arquitetura e Desenvolvimento Urbano e Comunitário (Naduc), oportunizando que os acadêmicos aprofundem seus conhecimentos nas diferentes áreas da arquitetura e urbanismo, utilizando o conhecimento para auxílio à sociedade.

O curso também promove a Semana de Bancas da Arquitetura e Urbanismo, na qual os alunos apresentam seus projetos a uma banca de professores, sendo avaliados e recebendo orientações para melhoria de seus projetos. Paralelamente, acontecem oficinas e minicursos complementando os conhecimentos da formação profissional.