Ensino

Curricularização da pesquisa e da extensão é tema de oficina no curso de Ciências Biológicas

22/05/2019

16:07

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Buscando desenvolver ações de curricularização da extensão e da pesquisa, o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo (UPF) promoveu, na sexta-feira (17), a oficina “Concepções e práticas de gestão escolar democrática”. A atividade integrou acadêmicos do IV nível do curso com representantes do Grupo de Pesquisa e Extensão Políticas e Gestão da Educação, projeto vinculado ao Centro Regional de Educação da Faculdade de Educação (CRE/Faed). 

A oficina contempla o programa previsto no componente curricular Pesquisa e Prática de Ensino III, cuja ementa aborda a gestão dos processos educativos e a gestão escolar. Nesse sentido, participantes do grupo de pesquisa e extensão em Gestão da Educação – entre elas a professora Me. Luciane Bordignon, que ministra essa disciplina no curso de Pedagogia da UPF; a secretária de Educação do município de Soledade, a professora Adria Brum de Azambuja; a coordenadora pedagógica do município de Camargo, professora Juliana Venzon; e a acadêmica do curso de Pedagogia Parfor e também professora municipal de Marau, Dilene Paixão Mangoni – conduziram uma roda de conversa com reflexões e materiais didáticos sobre as experiências de gestão vivenciadas por elas nesses diferentes espaços. 

De acordo com os participantes, as atividades proporcionam aos acadêmicos um diálogo sobre a extensão e a pesquisa, por meio da curricularização, ao mesmo tempo em que promovem a integração com a comunidade, que tem oportunidade de conhecer o que está sendo desenvolvido nos cursos de graduação da UPF.