Geral

Crianças podem trocar bico ou mamadeira por presentinho de Natal

23/11/2020

15:16

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Campanha da Clínica de Fonoaudiologia da UPF auxilia no processo de retirada dos hábitos de sucção, que podem prejudicar a dentição e a fala das crianças

Ajudar as crianças a deixarem o bico (chupeta) ou a mamadeira não é uma tarefa fácil. Muitos pais aproveitam essa época de Natal e apelam para o Papai Noel para convencer os filhos. A Clínica de Fonoaudiologia da Universidade de Passo Fundo (UPF) resolveu dar uma ajudinha. Crianças a partir dos três anos podem deixar o bico ou a mamadeira na árvore de Natal da Clínica e, em troca, ganham um presentinho.

Muitas crianças em processo de retirada de hábitos de sucção são atendidas pela Clínica de Fonoaudiologia da Universidade. Percebendo essa demanda, o projeto de extensão "Prevenção e manejo dos distúrbios da comunicação e da alimentação" da UPF desenvolveu a campanha. “Já que é Natal e muitos pais aproveitam essa época para convencer as crianças a largarem esses hábitos, resolvemos dar esse reforço e auxiliar neste processo”, revela a coordenadora do projeto de extensão, professora Me. Lisiane Lieberknecht Siqueira.

A campanha é destinada, principalmente, para crianças a partir dos três anos. “A partir dessa idade, estes hábitos vão causar alterações na respiração, alterações no crescimento facial e dentário, na fala e na forma de mastigar e engolir os alimentos”, explica a professora da UPF.

A ideia da campanha também é alertar os pais ou responsáveis sobre os prejuízos que esses hábitos podem causar na dentição e fala das crianças. “Converse com seu filho e explique que ele não precisa mais desses hábitos. Mostre as vantagens de deixar de ser bebê. E para incentivar ainda mais, leve a criança na Clínica de Fonoaudiologia. Lá vai ter uma árvore de Natal bem bonita, na qual ele poderá deixar o bico e a mamadeira e levar um presentinho”, destaca Lisiane.

A Clínica está recebendo as crianças durante à tarde ou noite. Informações também podem ser obtidas nesses dois turnos, pelo telefone (54) 3316-8498, com Luís. A campanha ocorre até o dia 11 de dezembro.