Geral

Creati oferece Yoga on-line para pessoas a partir de 50 anos

03/09/2020

17:00

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

Prática promove a saúde física, autoconhecimento e equilíbrio. Aulas ocorrem gratuitamente por meio de transmissão no Facebook

Como manter a saúde física e emocional em tempos de pandemia? O Centro de Referência e Atenção ao Idoso (Creati) da Universidade de Passo Fundo (UPF) visa levar qualidade de vida e longevidade para grupos de terceira idade com oficinas de cuidado ao idoso. Nesse momento de pandemia, o Creati se reinventa auxiliando com aulas on-line os alunos que agora praticam suas atividades no conforto de seus lares, criando uma disciplina e rotina de práticas de saúde. Dessa forma, o Centro segue contribuindo com a vida dos alunos e de um novo público que vai se conectando por meio das redes sociais, tendo oficinas como ginástica postural, funcional, pilates, dança e agora de Yoga e meditação.

De acordo com o coordenador do Creati, Diego Piva, as atividades são uma forma de levar um alento aos idosos nesta fase tão desafiadora. “O Yoga é uma filosofia e prática de união do corpo, da mente e da alma, prática de unidade, integrando uma consciência individual à uma consciência Universal e Divina. Ele nos auxilia a irmos vencendo estados de sofrimento e dor, vencer o caos do mundo que sempre vai envolver o ser humano em grandes desafios”, destaca.

A prática promove além da saúde física, o autoconhecimento e o equilíbrio. “Ele é importante para conhecermos a nós mesmos, irmos vencendo as armadilhas da mente, nos fortalecendo para vencer um mundo que produz muita doença e pouca saúde”, afirma.

Aliado da saúde

O Yoga além de ser uma ferramenta de autoconhecimento e fortalecimento da mente, cuida da saúde de forma integral. Segundo a professora de Yoga Taise Lourenço, nas posturas de Yoga é realizado uma massagem interna nos órgãos, ativando a função de cada um e do sistema do corpo, melhorando o funcionamento dos intestinos, rins, fígado, circulação sanguínea. O exercício também realiza uma purificação, ativando as glândulas do organismo que são responsáveis pelo equilíbrio emocional, fortalecendo o sistema imunológico, levando hormônios do bem-estar para todo o corpo e mente, acalmando as ondas cerebrais, trazendo mais foco, concentração e tranquilidade.

O período atual provoca ansiedade em grande parte da população, além disso, o ritmo acelerado de trabalho tem produzido uma sociedade cada vez mais doente. Segundo a professora, talvez esta pandemia seja um dos maiores desafios passados pela sociedade, o que pode ser um momento para a busca de novos caminhos de vida. “Nestes tempos caóticos onde toda esta crise de saúde, está gerando desdobramentos de outras crises, como financeira, e indo a um ponto, onde começamos a entrar em uma crise mental e emocional, na qual nos sentimos frágeis e vulneráveis, práticas como a Yoga fortalecem o ânimo, para seguirmos e encontrarmos aprendizados dentro dos desafios que o mundo nos coloca”, explicou Taise.

Estilo de vida

Encontrar neste momento uma oportunidade de transformação, de reflexão e de correção para seguir para um caminho mais digno, equilibrado e verdadeiro é a oportunidade que muitas pessoas têm buscado. Segundo Taise, o Yoga dá um novo estilo de vida, auxiliando a vencer os maiores desafios percorridos na jornada humana. “Muitos alunos relatam iniciar Yoga e meditação como um caminho para a cura de ansiedade, síndrome do pânico, depressão, insônia, câncer, obesidade, problemas de coluna, quando passam por mudanças e perdas bruscas, como morte de entes queridos, separações, perda de emprego. O Yoga se torna uma ferramenta além de física, terapêutica, dando um suporte para transcender o sofrimento e encontrar a paz, alegria e o verdadeiro sentido da vida”, comenta.

Faça parte do Creati

Pessoas a partir de 50 anos podem participar das aulas on-line de Yoga. Pessoas de outras cidades e de outros estados também podem integrar o grupo.

As aulas de Yoga ocorrem a partir das 9h nas terças-feiras e estão disponíveis por meio de transmissão no Facebook do Creati. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 98432-7166. O Creati é vinculado à Vice-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC/UPF).