Extensão

Alunas do Creati produzem almofadas terapêuticas em oficina de Meditação

19/07/2021

11:20

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

O Centro de Referência e Atenção ao Idoso da Universidade de Passo Fundo (Creati/UPF) segue desenvolvendo diversas oficinas on-line. Uma delas é a oficina de Meditação, que recentemente propôs às alunas a produção de uma almofada terapêutica feita com plantas medicinais, essências e grãos.

Segundo a instrutora de meditação Eliane Balla, o intuito de trazer essa atividade foi oportunizar às participantes perceber que a meditação não é tão difícil ou inacessível quanto se imagina. “Através da produção manual, é possível estar consciente e totalmente presente, trazendo a atenção plena na forma de uma meditação ativa. Além disso, a almofada terapêutica é extremamente útil para aplicação em várias partes do corpo, auxilia na analgesia e no relaxamento e pode ser usada quente ou fria. Isso promove a saúde física e mental, desde a sua produção até a aplicação final”, destaca.

Prática rica em benefícios
Ao participar da oficina, a aluna Maria Celina Torres conta que já tinha vontade de fazer a almofada de ervas. “Quando a professora colocou o material que precisávamos para a construção, eu já tinha ele em casa, então construí a almofadinha antes da aula e durante ela preenchi com as ervas. Este momento foi gostoso, uma terapia. Como estou em casa, foi algo diferente, usei marcela, cidreira, camomila e sementes de linhaça”, disse.
 
A aluna Lenir Nascimento relata que a aula de meditação foi proveitosa. “Aprendemos a construir uma almofada terapêutica de grande utilidade. Utilizei ervas medicinais, como camomila, cidreira, manjericão, cidró, entre outras. Podemos usar a almofada para as dores nas articulações”, menciona, contando que a atividade acalma e perfuma o ambiente.
 
A participante Miguelina Silveira da Silva usou diferentes elementos em sua almofada. “O seu interior possui ervas aromatizadas, como marcela, camomila, alecrim, hortelã, hibisco, malva, cidró e folha de limão. Também coloquei arroz para dar um pouco de peso. Amei a construção da almofada, que ficou linda e perfumada, ressalta.

Giacomina Lucia Salvadori Saggin, também aluna do Creati, adorou fazer a almofada terapêutica. “Foi feita com semente de lavanda e folha de cidró. Colhi esses materiais na minha filha e eles ficaram cheirosos. Fazia tempo que estava querendo fazer essa almofadinha. Gostei muito de como foi a construção dela”, comenta.

Para a aluna Salete Tauchert, a prática desenvolvida foi importante pois possibilitou trabalhar a capacidade de criar algo e ver o resultado. “Gostei muito de como foi a construção e de realizar a atividade. Estou até construindo mais almofadas terapêuticas para dar de presente às minhas amigas”, pontua.
 
Faça parte do Creati
O Creati contempla espaço de debate e de estudos das questões que envolvem o envelhecimento humano. Pessoas a partir de 45 anos podem participar dessa e das demais oficinas que acontecem de forma on-line. A oficina de Meditação ocorre em grupo privado no Facebook todas às quintas-feiras, às 15h.

Mais informações pelos contatos (54) 3316-8580 ou 98432-7166.