Ensino

Cortar o mal pela raiz? E que tal cortar para fazer o bem?

29/09/2020

14:59

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Simor

Todos os anos os novos acadêmicos do curso de Medicina da UPF são integrados à vida na faculdade por meio de ações sociais. Uma dessas práticas é o Trote Solidário, promovido pela Associação Atlética Acadêmica Gaúchos de Passo Fundo (AAAGPF). Nesta terça-feira, 29 de setembro, diversas calouras exercitaram a empatia e doaram de 15 a 20 centímetros de cabelo para crianças atendidas no Centro Oncológico Infantojuvenil do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP). Em função da pandemia da Covid-19, a ação não pode ser realizada junto às crianças, porém, a equipe contou com a parceria do salão de beleza Pin Up Hair.

De acordo com Vicente Hauli, líder da Atlética, a ideia é fazer com que os novos estudantes tenham como primeira ação na faculdade uma atividade humanitária. “Nos preocupamos em fazer com que eles percebam, desde o começo, que precisamos ser muito humanos para nos tornarmos bons médicos”, destacou, reforçando que, por causa do isolamento social, muitas ações não puderam ser feitas.

Para a acadêmica Carolina Jost, a experiência é enriquecedora e permite um olhar mais amoroso sobre a vida. “Eu era muito apegada as coisas e já no ano passado decidi cortar o cabelo e doar. Foi a melhor coisa que eu fiz. E fazer novamente é poder mostrar e incentivar as pessoas para que também tenham empatia, para que se coloquem no lugar do outro e ajudem quem precisa”, frisou.