Geral

Coral UPF Carazinho encanta a região

14/12/2018

17:10

Por: Assessoria de Imprensa

Com um repertório popular e muita expressão corporal, o Coral UPF Carazinho, ligado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (VREAC/UPF), arrancou muitos aplausos de diversos públicos nos municípios de Lagoa dos Três Cantos, Almirante Tamandaré, Tapera e Carazinho, neste ano de 2018. Ao todo, foram dez apresentações.

Além de encantar o público, as apresentações motivaram ainda mais os integrantes do grupo, formado por 25 pessoas, entre bolsistas da Instituição, pessoas da comunidade e alunos de outros municípios como Sarandi, Victor Graeff e Não-Me-Toque. O grupo realiza os ensaios aos sábados pela manhã para aperfeiçoar o trabalho, representando a UPF em diversas ocasiões. 

Desde março de 2018, a maestrina Bianca Nadini Vieira coordena o trabalho com muito dinamismo, esforço e dedicação. Além de levar a música para diversas cidades da região, o ano foi de muita integração entre os coralistas. “É muito gratificante trabalhar com esse grupo. A música leva emoção, alivia as tensões do dia a dia e transmite paz para as pessoas. Em 2019, queremos continuar esse trabalho e aumentar as apresentações nos municípios da região”, declarou Bianca.

A professora Bianca é formada em Música pela UPF. Fez diversos cursos de aperfeiçoamento nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Atua nos municípios de Victor Graeff e Saldanha Marinho, com aulas de Canto Coral e também rege o Coro Jovem da Orquestra Sinfônica de Carazinho e o Coro Luz e Vida do Creati. O Coral também conta com o apoio da professora Maria Elisa Saldanha, que já atua há muitos anos na área do Canto Coral. Em suas apresentações, conta com o apoio dos músicos profissionais Carlon Ramos (percussão), Jeferson Oliveira (acordeom) e Jonas Gloeckner (violão). 

Sobre o grupo
Instituído em 1998, o Coral UPF Carazinho, ao longo desses anos, tem atingido seu objetivo primordial, que é o de levar a música coral à comunidade e região, nas mais variadas situações e ambientes. O trabalho desenvolvido por integrantes acadêmicos e da comunidade em geral constitui-se de um repertório de vários estilos e épocas, apresentando, assim, um panorama diverso e abrangente da música coral, o que marca as apresentações e a presença da UPF com reconhecido destaque na comunidade artístico-cultural de Carazinho.