Ensino

Controle de qualidade, desenvolvimento e tecnologia é tema de workshop na UPF

21/10/2019

14:06

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Estudantes e professores do MBA EAD em Controle de Qualidade e Meio Ambiente: Gestão do Laboratório e da Indústria, ligado ao curso de Química (bacharelado) da Universidade de Passo Fundo (UPF), tiveram momentos de debates e troca de saberes na 1ª edição do Workshop Gestão e Controle da Qualidade com Desenvolvimento, Tecnologia e Inovação. A atividade ocorreu nas aulas presenciais do curso, nos dias 18 e 19 de outubro.

Os temas controle de qualidade e desenvolvimento e tecnologia em indústria de tintas industriais e metalomecânicas foram abordados por Samuel Galvan e Edenise Macedo, da empresa Lechler do Brasil S.A, egressos do curso, e pela Dra. Yara Patrícia Silva, consultora nas áreas de química, eletroquímica e corrosão. Ainda, os profissionais Priscila Boff, da empresa Kin Master Indústrias Químicas, e Me. Tiago Luis Pretto, da Poabilit, Habilitações para Produtos de Origem Animal, egressos dos cursos de Química (bacharelado) e de Medicina Veterinária da UPF, explanaram sobre a gestão de qualidade e boas práticas de fabricação em indústrias de medicamentos e alimentos.
 
De acordo com uma das coordenadoras do curso, professora Me. Ana Paula Vaniel, sendo um curso EAD com aulas presenciais que ocorrem uma vez por mês, é importante que os momentos sejam bem aproveitados e que seja permitido aos estudantes – em sua maioria profissionais que já atuam nas indústrias – acesso a possibilidades de trocas de experiências e conhecimento de futuras áreas de atuação. “Então, para além do que apenas encontros para avaliações presenciais, o curso tem disponibilizado momentos de aprendizado por meio de debates com profissionais que atuam em diferentes áreas de controle de qualidade e meio ambiente, bem como visitas técnicas nas indústrias e atividades práticas envolvendo a infraestrutura de laboratórios e equipamentos de última geração da UPF”, comenta.

A também coordenadora do MBA, professora Dra. Janaína Fischer, que acompanhou as ações, destaca a importância e a qualificação das atividades e ressalta o agradecimento aos profissionais que se disponibilizaram a realizar as palestras e debates, pela contribuição e qualificação para com o MBA em Controle de Qualidade e nas reflexões sobre desenvolvimento e inovação, gestão, garantia de qualidade, confiabilidade e sustentabilidade, que, segundo ela, são preceitos importantes para todas as atividades industriais e prestadores de serviço.