Extensão

Construção do conselho consultivo do Parque Pinheiro Torto é tema de encontro na UPF

28/06/2019

16:07

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Jéssica França

Representantes do poder público, de entidades e da comunidade participaram do encontro que discutiu sobre o manejo sustentável do Parque Natural Municipal Pinheiro Torto

O Parque Pinheiro Torto foi tema de reunião realizada na noite de quinta-feira, 27 de julho, na Universidade de Passo Fundo (UPF). O encontro contou com a presença de representantes do poder público, diversas entidades e da comunidade que vive na Ocupação Valinhos II. O objetivo da reunião foi discutir a construção de uma minuta para criação do Conselho Consultivo do Parque. 

O desenvolvimento desse projeto vem ao encontro da natureza comunitária da instituição e demonstra o impacto da atuação da universidade na discussão e implementação de políticas públicas de desenvolvimento e na garantia e promoção de direitos humanos. Essas ações estão conectadas as polícias institucionais e materializam a consolidação da Política de Responsabilidade Social Universitária, e considerando ser fundamental desenvolver ações de identificação dos impactos sociais, ambientais e econômicos no contexto de atuação da universidade, promovendo a cidadania, os direitos humanos e a sustentabilidade para as atuais e futuras gerações.

De acordo com a coordenadora do Centro de Ciências e Tecnologia Ambientais (CCTAM) da UPF, professora Me. Elisabeth Maria Foschiera, a Universidade participou do Edital Chamamento Público 05/2018 do Fundo Municipal do Meio Ambiente em que o objetivo era a constituição do conselho consultivo do Parque Pinheiro Torto. “O parque é um espaço público, é uma área significativa de mata Atlântica, muito importante para o município, então, todas as entidades ambientais – tanto governamentais quanto não governamentais – lutam há muitos anos para que essa área de fato se constitua como um espaço de preservação permanente. Já temos a Reserva Particular do Patrimônio Natural da UPF, temos a reserva no Menino Deus, e temos a reserva Maragato, que é particular, mas o Pinheiro Torto é um espaço público, então, é fundamental que a população se organize, defenda e mantenha esse espaço”, explicou. 

Ainda, a professora afirma que a UPF, quando participou do edital, optou para que as atividades acontecessem não apenas chamando as entidades para organizar o conselho em si, mas também para a criação de momentos de sensibilização, informação e formação. “Essa sensibilização foi importante para que esses conselheiros tenham de fato um sentimento de cuidado e apego a essa área. Diante disso, estamos realizando diversas oficinas, e, agora, estamos em um momento para construção da minuta que vamos fazer de forma coletiva”, afirmou. 

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Rubens Astolfi, o parque foi criado em 2011 e a partir de então foram iniciados os trabalhos de gestão da área, com a criação de um Plano de Manejo em 2015. “A área tem alguns objetivos principais, um deles é que ocorra a preservação ambiental da biodiversidade e do bioma; outro objetivo é a elaboração de pesquisas científicas, e o terceiro é para que ocorra a preservação ambiental de forma efetiva”, explicou o secretário. 

Segundo a moradora da Ocupação Valinhos II e membro da Comissão dos Direitos Humanos de Passo Fundo Edivânia Rodrigues da Silva, é importante a participação da comunidade nas discussões envolvendo o Parque, pois é necessário um novo olhar e mudança de cultura da comunidade sobre a área. “Acho que é importante possibilitar que esse povo participe do processo de formação para construir uma nova cultura. Acho que não se trata de quem ganha e de quem perde; é ver como todos nós ganhamos.

Os moradores ganham com a possibilidade de pensar esse parque na perspectiva cultural, que é algo que não temos na ocupação, e o município ganha porque nós podemos ser os cuidadores e cuidadoras desse parque”, pontuou a moradora, salientando que é importante dialogar com o município para que possam ser ofertadas políticas públicas para os moradores do local.  

O Parque Natural Municipal Pinheiro Torto é uma Unidade de Conservação localizada no bairro Valinhos, possui 31,88 hectares e tem como objetivo principal preservar os ambientes naturais. Ainda, permite atividades de pesquisa, educação ambiental e recreação a partir do contato com a natureza. A próxima reunião do grupo ocorre no dia 10 de julho, quando será realizada a entrega da minuta ao Conselho Municipal de Meio Ambiente. 

 

Galeria de Vídeos