Universidade

Conselho Universitário aprova a Política dos Estudantes UPF

14/09/2021

17:02

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Uma construção coletiva que reuniu estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade de Passo Fundo (UPF). Esse foi o caminho da elaboração da Política dos Estudantes, aprovada por unanimidade nesta terça-feira, dia 14 de setembro, em reunião do Conselho Universitário (Consun). Agora, o documento será compartilhado e fará parte da vida acadêmica.
    
A ideia de criar uma política estudantil própria para a UPF nasceu de um bate-papo realizado ainda em 2015. Em 2018, com alguns estudantes engajados, houve um trabalho para descentralização da movimentação e, por fim, em 2021, a consolidação do documento. Para que isso ocorresse, diversos encontros, virtuais, em função da pandemia, foram realizados, buscando oferecer escuta e atenção a todos os estudantes vinculados à Universidade.

Construída com o auxílio do Setor de Atenção ao Estudante (Saes), a Política do Estudante faz da UPF a primeira instituição comunitária a ter um documento que define regras e coloca o acadêmico como protagonista de sua história. Para Marciele Führ, acadêmica do curso de Odontologia, o momento é de alegria e de satisfação por fazer parte da história. “Participar da construção da Política me fez lembrar do documentário ‘Nunca me sonharam’, que nos foi mostrado no projeto Aluno Apoiador. Ele reforça essa representatividade e luta de milhares de alunos diante dos desafios do ambiente estudantil. Toda essa caminhada de construção nos fortalece como estudantes e qualifica nossa trajetória acadêmica a partir do momento em que deixamos um legado para aqueles que irão ingressar na UPF”, ressaltou.

Incentivadora do projeto desde o início, a reitora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, reforçou a importância da apresentação e aprovação do documento em um momento de mudanças dentro da Instituição. Para ela, a Política consolida o pilar do protagonismo estudantil e será uma ferramenta para que a vivência universitária seja plena e qualificada. “Hoje coroamos um dos pilares que está em nosso plano de desenvolvimento institucional: o protagonismo dos estudantes no seu processo de ensino aprendizagem. O que vimos nessa construção foi um engajamento por eles e para eles. Uma relação bonita e que expressa e torna vivo o que está em nossos documentos. Penso que agora esse protagonismo aumentará ainda mais, levando esse documento para o conhecimento de todos, visando uma participação ativa que contribui de forma efetiva na formação dos nossos acadêmicos”, ponderou.

Para a coordenadora do Saes, Ângela Mara Berlando Soares, o momento foi de riqueza, pois marcou de forma intensa um longo trabalho desenvolvido pelo grupo que elaborou a Política. Um símbolo que agora se torna documento para servir aos demais estudantes que farão parte da UPF. “A Políticas dos Estudantes, aprovada pelo Consun em 14 de setembro de 2021, é um marco na história da UPF. O anseio coletivo de estudantes da graduação e pós-graduação, se consolida após um longo percurso de intenso protagonismo estudantil, de pertencimento à UPF, ao universo de possibilidades que essa instituição oferece, seja no ensino, na pesquisa e ou na extensão. O pensamento crítico transversaliza cada frase da Política e simboliza a potência dos que nos são mais valiosos: os/as estudantes daqui”, reforçou.