Ensino

Conhecimento em busca da excelência

23/10/2017

15:53

Por: Caroline Simor

Fotos: Gelsoli Casagrande

7º Congresso Odontológico do Planalto e 33ª Semana Acadêmica da Faculdade de Odontologia da UPF tiveram início na manhã desta segunda-feira (23)

Depois de uma pausa de 10 anos, novamente o Congresso Odontológico do Planalto voltou a ser realizado pela Faculdade de Odontologia da Universidade de Passo Fundo (FO/UPF). Com o tema “Conhecimento em busca da excelência”, a atividade acontece juntamente com a 33ª Semana Acadêmica e reúne palestrantes de renome nacional e internacional. A programação acontece até sexta-feira (27), no Centro de Eventos e nos auditórios da Faculdade de Direito e de Odontologia.

Para o diretor da FO e presidente do Coplan, professor Dr. Álvaro Della Bona, a adesão ao evento demonstra que tanto a comunidade em geral quanto os alunos e a comunidade acadêmica estavam desejosos da volta da atividade. Segundo ele, o Congresso sempre teve a característica de trazer para o debate palestrantes influentes e qualificados. “Para nós, é uma alegria imensa poder retornar com as atividades. O fato de unirmos a programação com a Semana Acadêmica foi bastante significativa e mostrou que os alunos estavam esperando pelo encontro. Ao longo desta semana, diversos temas atuais serão debatidos por profissionais de peso internacional e nacional, fazendo deste espaço um local para a busca do conhecimento e da qualificação”, destacou.

Presente no evento, o reitor da UPF, professor José Carlos Carles de Souza ressaltou que movimentações como a do Coplan engradecem não apenas a Instituição, mas a região e o país. “Estamos vivendo a retomada de um encontro fundamental para a região e para o Estado, considerado um dos maiores do país. Temos a certeza de que todos que passarem por aqui terão a oportunidade de encontrar qualificação”, pontuou.

Também participaram da mesa de abertura a vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Bernadete Maria Dalmolin, o coordenador do curso de Odontologia, professor Paulo do Prado Funk; a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGOdonto), Paula Benetti; a secretária de saúde de Passo Fundo, Carla Gonçalves e o secretário de Educação do município, Edemilson Brandão e o presidente da Semana Acadêmica, aluno Daniel Vicente Tognon. A solenidade também contou com a presença de professores, diretores e coordenadores de cursos da Universidade.

Programação
A primeira palestra teve como tema “Porque a cárie não pode e não deve ser considerada uma doença infecciosa e transmissível e porque o fluoreto não evita a doença”. A temática foi debatida pelo professor Jaime Cury, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). 

Ao longo da semana, 25 palestrantes e 22 cursos teóricos e práticos serão oferecidos para os participantes.