Universidade

Conhecimento e solidariedade a serviço da comunidade

30/03/2020

16:21

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Estudante da UPF produz protetores faciais para doação aos profissionais da saúde em Passo Fundo

Uma das missões da Universidade de Passo Fundo (UPF) é de produzir e difundir conhecimentos para formação de profissionais críticos e competentes, para que atuem como agentes de transformação da sociedade. É com essa formação humanista, que o acadêmico do nono nível do curso de Engenharia Mecânica, Vitor Petyk, decidiu produzir por conta própria protetores faciais transparentes para doar aos profissionais da saúde de Passo Fundo.

Os profissionais da saúde estão na linha de frente no combate a pandemia de Coronavírus (Covid-19) e, por esse motivo, são os mais suscetíveis a doença. Diante disso, são muitos os exemplos em toda a Universidade que buscam colaborar de alguma forma para segurança dos profissionais. Nesta segunda-feira, dia 30 de março, o acadêmico da UPF, entregou 20 unidades de protetores faciais. Sendo que já foram produzidas outras 40 unidades e doadas no Cais da Petrópolis, onde fica o Centro de Triagem para atendimentos suspeitos da Covid-19 em Passo Fundo.

O acadêmico participa do Projeto de Biomecânica da UPF e relata que para produção de cada faceshield o tempo médio é de 1 hora. “ O custo de produção com o acetato, que é utilizado na viseira, é menos de 7 reais. Nós estamos passando por uma epidemia sem precedentes no Brasil e no mundo, e já está em falta os materiais de proteção hospitalar para os heróis da saúde. Com a evolução da tecnologia da impressão 3D já é possível produzir em casa estes protetores com custo relativamente baixo e de rápido produção”, contou Petik.