Cultura

Comunidade acadêmica prestigia apresentações do Festival Internacional de Folclore

21/08/2018

16:24

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Alessandra Pasinato

Grupo do Peru se apresentou nesta terça-feira, 21 de agosto, no Centro de Convivência da UPF. Estados Unidos, Argentina e França também farão apresentações nos próximos dias

Promover as danças tradicionais do Peru internacionalmente, promovendo a integração com outros países, é o que busca o grupo de danças Essencias Amancaes, de Lima, no Peru, que participa da XIV edição do Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo. Apoiadora do evento, a Universidade de Passo Fundo (UPF) recebeu nesta terça-feira, dia 21 de agosto, às 11h30min, uma apresentação do grupo no Centro de Convivência.

A comunidade acadêmica pôde prestigiar a performance do grupo, que trouxe danças típicas da selva. Conforme o diretor musical, Carlos Chumbimuni, o grupo tem cinco anos e já esteve no México e, agora, no Brasil. Ao todo, são 14 bailarinos. Sobre a sua primeira visita ao Brasil, ele evidencia a felicidade em participar do Festival de Folclore de Passo Fundo. “É muito bonito, as pessoas são muito calorosas e muito empáticas, mas também é muito frio”, diz ele.

Ao todo, a UPF receberá quatro apresentações dos grupos que participam do Festival. Também no Centro de Convivência ocorre, no dia 23, às 11h30min, a apresentação do grupo dos Estados Unidos. Já a Faculdade de Direito (FD) recebe duas apresentações no dia 24: da Argentina às 9h03min e da França às 20h50min. Todas as apresentações são gratuitas e abertas à comunidade acadêmica. 

Grupo de Danças Folclóricas da UPF
O Grupo de Danças Folclóricas da UPF e o grupo Pupilas da Aldeia, do Creati, que será acompanhado pelo Grupo de Choro, também participam do Festival de Folclore. Os grupos terão uma apresentação na sexta-feira, dia 24 de agosto, às 19h30min, no Casarão da Cultura, localizado no Parque da Gare. 

Festival de Folclore
Promovido pela Prefeitura Municipal de Passo Fundo e pela Associação de Organizações de Festivais Folclóricos do Rio Grande do Sul (AOFFERS), a 14ª edição do Festival iniciou no dia 17 de agosto e segue até sábado, 25 de agosto, no Casarão da Cultura, localizado no Parque da Gare. A programação inclui, além das apresentações do palco do Casarão, desfiles de rua e apresentações em escolas, empresas e entidades parceiras do evento. 

Galeria de Vídeos