Geral

Compartilhando políticas e gestão da educação

26/06/2019

18:38

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Natália Fávero

Faed realizou, na tarde desta quarta-feira, 26 de junho, mais uma edição das Salas Temáticas

O terceiro encontro do ano das Salas Temáticas da Universidade de Passo Fundo (UPF) focou o ciclo de políticas educacionais no tema central de 2019, que é a “Gestão participativa no trabalho pedagógico”. A atividade ocorreu nesta quarta-feira, 26 de junho, no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac), Campus I. As Salas Temáticas são promovidas pela Faculdade de Educação (Faed), por meio do Grupo de Pesquisa e Extensão em Políticas e Gestão da Educação (GPEPGE) e do Centro Regional de Educação (CRE).

Esse trabalho de formação continuada está na 4ª edição e pretende revisitar olhares, saberes e fazeres no campo das políticas e gestão da educação. A Universidade tem um compromisso social e acadêmico com o desenvolvimento regional. Participam desses encontros professores, acadêmicos, coordenadores pedagógicos, diretores, integrantes de secretarias e coordenadorias regionais de Educação, entre outros interessados. “No encontro de hoje, os municípios estão olhando para si mesmos na perspectiva das políticas internas e também sob o aspecto de como conseguem lidar com as políticas educacionais dos Ministérios da Educação e da Secretaria Estadual de Educação. Experiências são relatadas e isso constitui um momento para os municípios avaliarem os impactos dessas políticas”, destaca a coordenadora do GPEPGE, professora Dra. Eliara Zavieruka Levinski.

No encontro desta quarta-feira, participaram representantes dos municípios de Camargo, Charrua, Passo Fundo, São João da Urtiga, Soledade, Tapera e Vila Maria. Um dos municípios a compartilhar suas experiências e desafios com o grupo foi o município de Camargo. “Entendemos as Salas Temáticas como uma oportunidade importante, gratuita e de qualidade que proporciona a formação das equipes de coordenação pedagógica e direções escolares. Além disso, nos amparam com o conhecimento necessário para trabalharmos temas importantes da gestão escolar e do processo da construção da educação, nos instrumentalizando para modificar avaliações escolares e projetos político-pedagógicos para que possamos garantir uma educação de qualidade”, afirma o secretário de Educação de Camargo, Samir Casagrande.

O evento contou ainda com apresentação do Grupo de Percussão da UPF.