Geral

Comitês de trabalho do Inova RS realizam primeiro encontro na UPF

14/11/2019

10:58

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Leonardo Andreoli

Os comitês técnico e estratégico do Inova RS Produção e Norte realizaram sua primeira reunião de trabalho. O encontro ocorreu na Sala dos Conselhos, no Campus I da Universidade de Passo Fundo (UPF), na quarta-feira, 13 de novembro, e contou com a presença de cerca de 25 representantes de municípios, instituições, prefeituras, empresas e organizações. O objetivo foi o de discutir a metodologia e revalidar as nominatas de ambos os comitês.

Durante a reunião, que foi conduzida pelo representante da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT), Tiago de Abreu, foram definidas as primeiras ações dos comitês. Entre elas, estiveram a realização do mapeamento do ecossistema de inovação na região, a fim de identificar onde podem ser desenvolvidos projetos para fortalecer ainda mais esses ecossistemas, e a articulação de atores chaves da região para comporem a mesa do Inova RS. A mesa é a instância que irá deliberar sobre quais serão os projetos priorizados e como serão viabilizados, conforme explica o membro do Conselho Estadual do Inova RS e coordenador executivo da Rede Conecta UPF, Giezi Schneider. 

O Inova RS
O Inova RS é um programa gaúcho de articulação entre governo, universidades, empresas e sociedade que propõe pactuações locais de inovação em diversas regiões do estado. Elaborado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT), em parceria com representantes de universidades, parques, polos tecnológicos e setor empresarial de diferentes regiões, o Inova RS consiste na articulação e na implementação de uma metodologia de gestão da inovação, visando ao estímulo dos setores que movimentam a economia gaúcha, para inovação em seus processos, agregação de valor à produção e desenvolvimento regional baseado na inovação.

O Inova RS busca coordenar as ações dos ecossistemas de inovação existentes nessas regiões e, de forma colaborativa, tornar o estado um lugar que promova, retenha e atraia investimentos e talentos empreendedores focados no desenvolvimento de negócios alicerçados na tecnologia e no conhecimento. Detalhes do projeto e das ações que serão implementadas podem ser conferidos no site www.inova.rs.gov.br.