Universidade

Clínica de Nutrição da UPF: espaço reformulado para melhor atender aos pacientes

31/08/2022

15:49

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Tainá Binelo

Nutriescola presta atendimentos de avaliação nutricional, orientação e reeducação alimentar. Consultas são realizadas no Campus I da UPF

Muito mais do que uma fonte de energia, o consumo de alimentos saudáveis pode auxiliar na prevenção de diversas doenças. Só que para muitas pessoas, manter esse hábito não é uma tarefa fácil. Para ajudar quem passa por isso, o curso de Nutrição da Universidade de Passo Fundo (UPF) disponibiliza atendimento nutricional à comunidade. Por meio da Clínica Nutriescola, são oferecidas consultas gratuitas no Campus I da UPF.

Com atendimentos individuais e personalizados, as consultas respeitam a realidade de vida e doença de cada paciente. A nutricionista Luciana Inês Decarli, responsável pela clínica, destaca que o tratamento nutricional vai muito além de uma dieta com restrição de caloria, é considerado um investimento em qualidade de vida.

“A alimentação é primária, nosso combustível para viver, então o que define ser saudável ou não ocorre através da escolha alimentar que cada indivíduo faz. Portanto, o tratamento nutricional personalizado tem muito valor, primamos pela saúde de cada paciente e a estética vem como consequência”, afirma.

O espaço, que, recentemente, foi reformulado, agora funciona junto à Clínica Integrada da Nutrição e Psicologia, conta com três consultórios e duas salas para avaliações e oferece os serviços de avaliação nutricional, orientação e reeducação alimentar, além de prescrição dietoterápica. “Atendemos a todos os tipos de públicos, independentemente da idade, desde crianças e adolescentes a adultos, idosos e gestantes”, comenta Luciana, destacando que a Clínica existe há 15 anos e só no primeiro semestre desse ano realizou mais de 300 atendimentos.

Oportunidade de aprender praticando

Lara é acadêmcia do 8º nível de Nutrição e realiza estágio na Nutriescola

Além de oferecer um importante serviço à comunidade, a Clínica Nutriescola prepara os estudantes para o mercado de trabalho, já que possibilita que eles coloquem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula por meio do contato direto com os pacientes de forma individual e humanizada.  

Os atendimentos são prestados pelos acadêmicos em estágio curricular ou extracurricular, com supervisão direta da nutricionista. “É uma experiência incrível e bastante desafiadora, atendemos todos os tipos de público e isso contribui muito para meu aprendizado. Pretendo seguir a área de nutrição clínica, então, poder aplicar na prática a parte teórica aprendida durante o curso agrega muitos conhecimentos”, afirma a acadêmica do 8º nível, Lara Azevedo.

Como ser atendido?

As consultas são realizadas de acordo com o calendário acadêmico, na Clínica Nutriescola, prédio I5, Campus I da UPF, junto à Clínica Integrada da Nutrição e Psicologia. Para serem atendidos, os pacientes precisam entrar em contato pessoalmente ou pelo telefone (54) 3316-8325, a partir de uma necessidade pessoal ou encaminhamentos. O horário de atendimento é nas segundas à tarde, terças e quintas pela manhã e tarde. Inicialmente, a equipe da Clínica fica com o registro na lista de espera e, à medida que são liberadas as vagas, entra em contato com o paciente para o agendamento da triagem, para, após, seguir o atendimento conforme necessidade.