Geral

Cinco dicas para quem busca emprego em 2022

07/01/2022

08:31

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Pedro Bregolin

Escrever um bom currículo e ter a visão de que área seguir profissionalmente é fundamental para conseguir um emprego em 2022, explica analista de gestão de pessoas da UPF

 

Uma das resoluções de ano novo para muitas pessoas é a busca por um novo emprego e uma mudança de vida profissional. Em 2021, de acordo com o Governo Federal, de janeiro a setembro, o país já atingiu a marca de mais de 2,5 milhões de empregos formais. Para 2022, a tendência é que esse número continue a crescer. Assim, é importante que o candidato à vaga saiba como procurar e maximizar as suas chances de conseguir o tão sonhado emprego e a mudança da vida profissional.

A analista de gestão de pessoas da Universidade de Passo Fundo (UPF), Emanuele Canali Fossatti, comenta que uma das chaves para conseguir alcançar esse objetivo é com um bom currículo visando a vaga almejada, sendo esse um diferencial para se destacar em meio a outros candidatos. “O principal ponto de um bom currículo é encontrar as informações necessárias e ser claro. Um recrutador pode lidar com um processo seletivo com mais de 100 currículos, então ser claro com relação à vaga e às suas experiências é uma forma de buscar destaque”, explica.

A busca pela vaga ideal

Além de um bom currículo, alguns outros passos são importantes para maximizar as chances de conseguir o emprego desejado de acordo com Emanuele, independente do tamanho do recrutamento e da empresa em que a vaga visada está aberta.

  • Avaliar aonde se candidatar

Saber exatamente que área procurar e que empresas têm desejo de trabalhar é fundamental na hora da busca pelo emprego. “O primeiro passo é saber quais locais e quais vagas você deseja trabalhar, casando com suas habilidades e no que você pode contribuir”, explica Emanuele.

Conhecer a empresa previamente, sua missão, visão e valor, produto que entrega, a forma de recrutamento e como funciona, é um meio de entender a empresa e se a vaga bate com os objetivos que o candidato busca. Por fim, é importante ler a descrição da vaga, sendo esse o último passo antes de ingressar no processo seletivo dessa empresa e cargo.

  • Escrever o currículo de acordo com os interesses

Um bom currículo tem que ser claro, curto, conciso e certeiro nas informações. Saber o que pôr no currículo e que case com o que a vaga em desejo pede é a principal forma de se destacar com o recrutador nesse primeiro momento.

“Tem que olhar para a sua trajetória, ver o que nela há de atrativo e que preencha a necessidade da vaga em questão. Muitas vezes as pessoas colocam todos os cursos que já fizeram, mas nem todos os cursos são relevantes para aquela vaga, e saber filtrar o que é importante já é uma forma de destaque”, comenta Emanuele.

Segundo ela, informações básicas como nome completo, número de telefone, uma rede social e endereço com cidade são básicas e fundamentais, enquanto foto e número de documentos, além de nome de pai e mãe, não são necessários. Também é importante pôr informações completas. Citar a empresa, o cargo e funções em empregos passados é necessário para que o recrutador conheça o candidato.

  • LinkedIn

Com funcionalidades que ajudam os recrutadores, ter o LinkedIn atualizado, com interações e informações sobre sua vida profissional e acadêmica, vai ajudar a ser selecionado para os processos de vagas da área que procura se posicionar no mercado de trabalho.

Ainda, usar os filtros de vagas, selecionando a modalidade de trabalho, quais cargos e área que são almejados e em que região está disposto a trabalhar, vai ajudar a achar o emprego que procura e até em ser achado mais rapidamente pelos recrutadores.

  • Preparação para entrevista

Quando o candidato for selecionado para uma entrevista, é importante que haja uma preparação para a conversa com o recrutador.

Conhecer a empresa, sua história e entender como ela está no ramo em que atua é vital para essa preparação. Emanuele ainda explica que o autoconhecimento nesta etapa do recrutamento é o que pode dar aquele impulso para a vaga almejada.

“Saber o que falar com as experiências que viveu em outros empregos, é o que vai agregar seu valor para vaga. O que vai ser legal de contar, de características que têm, de planos e de metas, além de expectativa de vida profissional, vai ajudar a se destacar na entrevista.”

  • Manter a tranquilidade

Durante todo recrutamento, é importante manter a tranquilidade, seja na hora de procurar o local aonde você vai se candidatar até a hora da entrevista.

É importante o candidato manter o contato com a empresa e estar aberto a diálogos durante todo o processo de recrutamento. Dar retorno dos contatos feitos pela empresa e recrutador, e até mesmo pedir um feedback, mesmo que não tenha sido selecionado, buscando saber o porquê, ajuda na evolução e construção profissional.

“Construir e lidar com essa rede de contatos, seja com os recrutadores ou com as empresas, é algo que ajuda em futuras seleções, já que esse processo é uma construção conjunta entre as duas partes de um recrutamento seletivo”.