Ensino

Cerimônia do Jaleco marca o início do semestre no curso de Medicina Veterinária

12/03/2020

16:49

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

74 ingressantes receberam pela primeira vez o jaleco, símbolo do exercício da profissão, das mãos de professores e colegas

Pelo terceiro ano, o curso de Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo (UPF) promoveu a Cerimônia do Jaleco, momento que marca o ingresso e a acolhida dos novos estudantes do curso. A atividade foi realizada na tarde desta quinta-feira, 12 de março, no auditório do curso, com a presença de 74 novos acadêmicos, além de professores, colegas, familiares e amigos. 

Os acadêmicos receberam os jalecos das mãos de professores e dos estudantes concluintes do curso, marcando um momento de acolhida. “Desejamos que vocês recordem de algumas das palavras que serão ditas hoje e da sensação de vestir o primeiro jaleco, como uma motivação para os dias em que a saudade de casa, a insegurança e o medo do novo baterem às suas portas”, disseram em seu discurso as acadêmicas Isdora Fappi Scherer e Amanda Lermen.

Em sua fala, a coordenadora do curso de Medicina Veterinária professora Dra. Laura Beatriz Rodrigues ressaltou a história do curso na UPF, que tem mais de 23 anos. “Um dos nossos grandes diferenciais, é que a gente ama o que faz e quer muito que vocês sejam nossos colegas, com uma formação de qualidade, em um curso que, por mais difícil que seja, é integral, porque estamos formando médicos veterinários para toda uma população, de animais, de seres humanos e para o ambiente também”, pontuou. 

Além da cerimônia de entrega do jaleco, os estudantes também assistiram a uma palestra ministrada pelo professor Dr. Leonardo José Gil Barcellos, com o tema “Entrei na Universidade. E agora?”. Barcellos foi acompanhado pelo professor Dr. Andrei Luiz Lodea e pelos acadêmicos Anaísis de Menezes Damo, Carolina Geraldi da Silva e Rovian Miotto. Uma dinâmica foi realizada pelo representante do Setor de Atenção ao Estudante, Patrick Carvalho.