Geral

Cepagro: novo lavador permitirá a realização de ensaios e pesquisas

13/07/2021

09:05

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O Centro de Extensão e Pesquisa Agropecuária da Universidade de Passo Fundo (Cepagro/UPF) conta com um local apropriado para a lavagem de pulverizadores agrícolas. O lavador foi construído com o objetivo de permitir a realização de ensaios e pesquisas envolvendo agroquímicos e fertilizantes. Com isso, os resíduos resultantes da lavagem dos equipamentos utilizados nos ensaios serão adequadamente tratados, de forma a evitar problemas de contaminação ambiental, seja do solo ou da água.

O coordenador do Cepagro, professor Dr. Fernando Pilotto, comenta a importância do lavador. “Ele é importante para podermos utilizar equipamentos dentro das regras estabelecidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), evitando assim a contaminação do meio ambiente”, relata. Ainda segundo o docente, o lavador também visa atender uma demanda da Universidade, que é de credenciar o Cepagro junto ao Mapa, de maneira a permitir que sejam feitos diversos ensaios de agroquímicos e fertilizantes.

A empresa Diplan Soluções Agrícolas é parceira na construção e utilização do novo lavador, e segundo o seu diretor, Jonas Manica, o lavador auxiliará na condução do credenciamento do Cepagro no Ministério.

Conforme a química, gestora do Setor de Saneamento Ambiental da UPF e responsável técnica pelo Sistema de Gestão Ambiental da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), Maritania Morgan Pavan, a área permitirá uma lavagem eficiente nos pulverizados agrícolas utilizados na área do Cepagro, além da destinação adequada para o efluente líquido gerado, tendo em vista a proteção ambiental com destinação adequada dos resíduos, estando em conformidade com a legislação ambiental vigente.