Geral

Celebre o Natal e o Ano Novo com uma alimentação saudável

20/12/2022

09:38

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Filippe de Oliveira Martins

Professora e acadêmicas do curso de Nutrição destacam como é possível se divertir nas festividades de encerramento do ano sem deixar de se alimentar adequadamente

As festas de final de ano, como o Natal e o Réveillon, estão cada vez mais próximas. É chegado o momento de celebrar com a família e os amigos as conquistas de 2022, bem como prosperar novos sonhos e realizações para 2023. E são em comemorações como estas que as ceias costumam ser fartas, com diversos pratos, fazendo com que muitas pessoas exagerem na hora de se alimentar. Atenta à importância da alimentação saudável neste período, a Universidade de Passo Fundo (UPF) traz dicas de como manter um equilíbrio entre a diversão e a responsabilidade na ingestão de alimentos.

De acordo com a coordenadora do curso de Nutrição, professora Me. Valeria Hartmann, ter uma rotina alimentar adequada, mesmo em meio às exceções de fim de ano, é fundamental para que a saúde tenha benefícios a longo prazo, boa imunidade e satisfação quanto às escolhas feitas no dia a dia. “A alimentação saudável é um meio importante de ter saúde e diminuir os riscos de desenvolvimento de doenças. Vale ressaltar que não é necessário privar-se do que gosta e sim saber o limite que o corpo suporta, podendo comer um pouco de cada coisa sem sentir culpa. Isso chama-se autonomia alimentar”, afirma.

Embora seja possível comer variadamente, Valéria alerta que é preciso cuidar o excesso tanto na alimentação, quanto nas bebidas açucaradas e alcoólicas, não só nas ceias, mas em todas as refeições ao longo do ano. “A ceia de Natal é uma data simbólica e comemorativa, onde o indivíduo está junto com pessoas importantes. Assim, este momento passa a ser afetivo e a comida entra como símbolo de aproximação entre as famílias. Por conta disso, é importante a criação de hábitos saudáveis e não se privar de tudo, tendo em mente que todos os alimentos podem ser consumidos na quantidade certa”, comenta.

Inspire-se para a chegada do Natal e de 2023
Com foco no que é saudável, as acadêmicas do curso de Nutrição, Francini Borghardt e Luana Carollo, dão sugestões de pratos para serem consumidos nas ceias de Natal e Ano Novo. Confira:

Preparações para o Natal
- Salpicão de frango;
- Arroz colorido;
- Creme de milho;
- Chester ao molho de laranja;
- Sorvete de frutas (morango e banana congelados e iogurte natural).

Preparações para o Ano Novo
- Lentilha com legumes;
- Caneloni com recheio de ricota e espinafre;
- Lombo de porco temperado assado;
- Salada de frutas ou espetinho de frutas;
- Frutas com molho de iogurte.

Segundo as estudantes, de forma geral, as frutas, legumes e verduras presentes nos pratos são importantes fontes de fibras, vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo. “O colorido desses alimentos torna as preparações mais atrativas aos olhos de quem vê. As carnes e os derivados de leite (iogurte) são fontes de proteína, fundamental para tecidos, ossos e músculos, além de promover saciedade por mais tempo. Utilize ervas frescas ou temperos secos no preparo das refeições”, conta Francini.

Conforme Luana, as preparações feitas em casa possuem mais sabor, afeto e aroma, e quando se pensa na parte nutricional, elas possuem menos gordura, sal e açúcar do que quando comparadas a produtos prontos.