Integrado

Campeões do IV Circuito Integrado de Produção Textual serão conhecidos em 12 de novembro

01/11/2021

09:11

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Atividade possibilita que estudantes do 3º ano do ensino médio produzam redações

O Centro de Ensino Médio Integrado UPF promove o IV Circuito Integrado de Produção Textual. A atividade oportuniza que, ao longo do ano, estudantes do 3º ano escrevam redações com o objetivo de incentivar a leitura crítica e reflexiva, estimular e potencializar o processo de escrita, bem como reconhecer o talento e a criatividade dos alunos da Instituição. No dia 12 de novembro, às 19h, no Centro de Eventos, e também com transmissão pelo canal da UPF Online no Youtube, um evento será realizado para o anúncio dos vencedores dos melhores textos.

Coordenado pelas professoras Roberta Costella e Mariane Rocha Silveira, o Circuito é desenvolvido pelos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Redação. Nesta 4ª edição, como de costume, o projeto foi desenvolvido durante todo o ano letivo, mas foi no segundo semestre que as ações foram divididas em fases. “Na primeira, que ocorreu concomitante às demais atividades escolares, todos os alunos do 3º ano participaram. Eles redigiram textos do gênero dissertativo-argumentativo (modelo Enem) com temáticas definidas pela Comissão Organizadora. Logo após, houve a segunda fase, quando os alunos aprovados na primeira deram continuidade às produções textuais, com temáticas também definidas pela Comissão. Nessa etapa, foram selecionados 31 alunos (seriam 30, mas teve empate entre dois participantes)”, relata a professora Roberta.

Já na terceira fase, segundo Roberta, para a surpresa dos organizadores, novamente houve empate, e de 10 alunos que seriam selecionados, 12 foram escolhidos. “Nessa última fase, os alunos foram convocados para escrever a redação final no Integrado (também produziram redações do gênero dissertativo-argumentativo, modelo Enem). A correção dos textos, feita anteriormente pelas professoras organizadoras, para a fase final, contou com a presença da Comissão Especial – formada por professores da área de Linguagens convidados pela Comissão Organizadora. Essa comissão foi responsável pela escolha dos três vencedores, respectivamente primeiro, segundo e terceiro lugares”, disse a professora.

A divulgação dos três melhores acontecerá na noite de sexta-feira (12/11), com uma programação repleta de arte e cultura. De acordo com Roberta, além de conhecer e aplaudir as estrelas, os alunos da 3ª série, o evento das letras será uma festa que envolverá música dos mais diversos gêneros, teatro, declamação, patinação. “Tudo para acalentar nosso coração, nossa alma e mostrar que a arte resiste, que a arte é necessária”, afirma.

INSCREVA-SE