Extensão

Caminhada entre Passo Fundo e Mato Castelhano aproxima áreas naturais protegidas

08/01/2019

11:43

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação/UPF

Iniciativa da Rede de Unidades de Conservação do Norte do Rio Grande do Sul promoveu uma trilha de 27km, partindo do pórtico da UPF até a Flona

Com o objetivo de aproximar gestores e apoiadores das áreas naturais protegidas, uma caminhada de 27 km foi realizada com o intuito de conectar a Reserva Particular do Patrimônio Natural da Universidade de Passo Fundo (RPPN UPF) e a Floresta Nacional (Flona-ICMBio) no município de Mato Castelhano. A atividade, realizada no dia 28 de dezembro, foi uma iniciativa da Rede de Unidades de Conservação do Norte do Rio Grande do Sul, que está principiando uma série de trilhas de médio percurso, entre as áreas protegidas da região, somando esforços com órgãos ambientais estadual e federal, que estão implementando trilhas de longo percurso.

A atividade foi a primeira da série e partiu do pórtico da Universidade de Passo Fundo (UPF) às 6h da manhã, seguindo pelo asfalto até as proximidades do aeroporto de Passo Fundo. Após, o grupo seguiu por estrada de chão, percorrendo as zonas rurais de Passo Fundo e Mato Castelhano, passando por localidades históricas como a Camponesa e o Povinho Velho, chegando na Flona às 13h30min, com um tempo total de caminhada de 7h30min.

Vivenciando as áreas naturais

No trajeto, os participantes da caminhada realizaram algumas paradas para descanso e integração em propriedades rurais tradicionais da região, a exemplo da Fazenda de Antônio Kurtz, e realizaram registros da atual paisagem desta região do planalto médio, bastante moldada pela ação do homem e suas culturas agrícolas, mas ainda com significativos fragmentos da vegetação original de Floresta com Araucárias e de campos nativos.

Durante a caminhada, um carro de apoio foi colocado à disposição dos participantes pela Floresta Nacional, levando água, mochilas e apoio no transporte, caso fosse necessário. Participaram dessa primeira caminhada da Rede de UCs os gestores e apoiadores das seguintes áreas protegidas: Parque Natural Municipal João Alberto Xavier da Cruz (Carazinho/RS), RPPN UPF (Passo Fundo/RS), Floresta Nacional de Passo Fundo (Mato Castelhano/RS), RPPN Papagaios-de-Altitude (Urupema/SC), e voluntários do Parque Nacional do Itatiaia (MG/RJ).

Integrando áreas

Para o professor Dr. Jaime Martinez, que coordena atividades de conservação na UPF e a RPPNUPF, todas as unidades, para melhorar sua missão na conservação da natureza, devem buscar conectar os ambientes naturais que protegem com áreas naturais próximas, permitindo ao longo dos anos a migração de espécies de seres vivos que compõem a biodiversidade. Segundo ele, esse processo garante o fluxo gênico entre populações.

Conforme Martinez, os integrantes da Rede de UCs do norte do RS estão convictos de que, para essa conexão poder acontecer, o primeiro esforço a ser realizado é garantir a interação entre as pessoas que trabalham nessas áreas protegidas, um dos objetivos da caminhada. Para 2019, outras caminhadas na região serão realizadas, a exemplo do Parque Natural Municipal de Sertão, do Parque Estadual do Papagaio-Charão em Sarandi, da RPPN Maragato e RPPN Menino Deus.