Cultura

Cami Santos e Junior Von Dentz participam do Música Autoral

17/06/2022

11:39

Por: Bruna Lucieli Duarte Vicente

Fotos: Talita Trombetta e Ricardo Biondo

Compositores de Passo Fundo gravaram a 6ª temporada da produção audiovisual transmídia do curso de Jornalismo da UPF

Após duas semanas de gravações no Laboratório de Tecnologias Audiovisuais (LabTec) da Universidade de Passo Fundo (UPF), a nova temporada do projeto Música Autoral começa a ser lançada. Nesta sexta-feira (17/6), às 18h, vai ao ar no canal do YouTube o primeiro vídeo, de Junior Von Dentz, com a canção "Poema à infância". Na semana que vem, dia 24/6, estreia a sessão musical de Cami Santos, com a composição "Vem logo me ver".

Além das performances musicais, o Projeto produz conteúdos em diversas mídias, que circulam nas redes sociais digitais do Música Autoral UPF. A novidade desta temporada é o primeiro episódio de podcast, em que os compositores conversam sobre suas carreiras e a cena artística da região.

Junior Von Dentz traz em suas músicas a cultura gaúcha. “A lembrança que eu tenho de vida é meu pai tocando violão vermelho, ele que trabalha como ferreiro, então sempre estive muito dentro deste universo”, lembra. No seu canal no YouTube, Von Dentz já possui 12 músicas gravadas, que transitam entre o universo nativista e o jazz. No Música Autoral, o compositor cantou uma canção que escreveu depois de uma viagem, "Poema à infância". Nela, narra o contato com um piazito de chapéu tapeado, armando o laço.

Já Cami Santos canta e compõe músicas ao estilo MPB, além de ser professora de Educação Física. Durante a pandemia, fazia lives frequentes e resolveu começar a compor a partir das letras que estavam em seu caderno. “Tem muita galera boa aqui em Passo Fundo, o povo é sensacional. Sem palavras o que eu tenho aprendido, seja com quem trabalha no estúdio ou com o instrumentista, que dá vida às minhas composições”, afirma.

Música Autoral
O projeto Música Autoral teve início em 2019 e envolve os estudantes do nono nível do curso de Jornalismo da UPF, que trabalham na produção de conteúdos audiovisuais e informativos. Já foram gravadas 18 sessões musicais propagáveis, com compositores de Passo Fundo e região. Para participar, os artistas se cadastram através de um formulário nas redes do projeto. Desde o início até chegar à sexta temporada, já foi ultrapassado o número de 100 inscrições, o que atesta a riqueza da cena musical local.