Ensino

Calouros do curso de Medicina Veterinária participam da Cerimônia do Jaleco

21/03/2019

17:31

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Jéssica França

A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAMV), realizou, na tarde desta quinta-feira, 21 de março, a primeira Cerimônia do Jaleco dos estudantes do curso de Medicina Veterinária. O evento ocorreu no auditório da unidade acadêmica, reunindo calouros e veteranos. 

Participaram do evento o diretor da FAMV, professor Dr. Eraldo Lourenso Zanella; a coordenadora do curso, professora Dra. Laura Beatriz Rodrigues; e demais professores membros do corpo docente. De acordo com a professora Laura, a ideia para realização da cerimônia surgiu por meio do colegiado do curso. “Buscamos com essa cerimônia acolher todo os estudantes. Essa é a primeira vez que realizamos a Cerimônia do Jaleco e a nossa ideia é que os jalecos sejam entregues pelos professores e pelos estudantes do 9º nível aos calouros, com a proposta de se ter um fechamento também para quem está finalizando o curso”, explicou. 

A Cerimônia do Jaleco é uma tradição que acontece em diversas universidades do Brasil e do exterior, representando o compromisso com a formação profissional ética e responsável, que deve ser estabelecido no ingresso do acadêmico na instituição de ensino superior, e que será finalizado quando se obtém o título de bacharel.  “Ao receber o jaleco, os estudantes do 1º nível estão sendo investidos na condição de estudantes de Medicina Veterinária e se comprometem a cumprir suas obrigações com responsabilidade e respeito. O jaleco é o símbolo de proteção e cuidado, da transição na vida acadêmica e da realização de um sonho”, disse.

O acadêmico do 9º nível do curso de Medicina Veterinária da UPF, Arthur Nery da Silva, representando os estudantes do curso, deu boas-vindas aos calouros. O evento contou ainda com uma palestra com o professor Dr. Ivan Dourado, que falou sobre a “Humanização e a responsabilização profissional e o significado de vestir o jaleco”.