Cultura

Brincando com os Museus

27/10/2021

14:19

Por: Ellen Silveira. Edição: Assessoria de Imprensa

Atividades voltadas para o público infantil serão realizadas na área externa da Galeria Estação da Arte, no Parque da Gare, neste domingo (31/10)

O Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) e o Museu Histórico Regional (MHR) da Universidade de Passo Fundo (UPF) promovem, neste domingo, 31 de outubro, atividades voltadas para o público infantil. A proposta dos museus é desenvolver uma série de oficinas para aproximar o museu e a comunidade. 

As atividades são gratuitas e serão realizadas no Parque da Gare, no pátio externo da Galeria Estação da Arte, com início às 14h. O projeto é uma parceria entre os museus, Prefeitura de Passo Fundo e a Secretaria de Cultura, por meio da Galeria Estação da Arte.

Confira as atividades:

- Realização de jogos educacionais (14h): 5 quebra-cabeças de obras do acervo do MAVRS e 2 jogos de tabuleiro com temas sobre a história de Passo Fundo.

- Experiência com tintas naturais (14h30min): as crianças poderão ter contato com as tintas naturais usando papéis reciclados intimando os pequenos a pensarem nessas formas alternativas e acessíveis a partir dos materiais que tem em casa.

- Contação de histórias (15h): uma adaptação biografia da artista que dá nome ao museu de artes, Ruth Schneider, através da contação de história que terá um acústico de violão pelo musicista Thiago Dias dos Passos, acadêmico do curso de música da UPF.

- Arqueólogo e paleontólogo por um dia (15h30min): nessa oficina as crianças poderão ter a experiência de conhecer um pouco mais sobre essas duas profissões e seus processos. A equipe irá cobrir objetos com areia e os pequenos poderão descobrir estes itens utilizando pincéis.   

- Experiência com serigrafia (14h): a oficina irá apresentar para as crianças a técnica de gravura, através da produção de uma assinatura, entintagem da matriz utilizando um stencil previamente confeccionado no Museu juntamente com o papel reciclado.