Universidade

Biobanco de Dentes: um espaço para o estudo da Odontologia

27/08/2020

11:15

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo/UPF

Situado junto à Faculdade de Odontologia da UPF, local recebe doações de materiais de Passo Fundo e região

Acredita na fada do dente? A história que faz a cabeça das crianças quando estão na fase de perder os “dentes de leite” é uma fábula, porém, sua lógica de doação é muito importante para a existência e manutenção de espaços para o estudo da Odontologia. O Biobanco de Dentes da Universidade de Passo Fundo (UPF) é um exemplo destes locais, já que recebe doações de dentes decíduos, ou seja, “de leite”, e também de dentes permanentes.

Com sua criação aprovada no ano de 2003, o Biobanco de Dentes possui uma estrutura exclusiva junto a Faculdade de Odontologia (FO) da UPF. De acordo com a coordenadora do Bioanco, professora Dra. Daniela Jorge Corralo, todos os dentes recebidos são limpos, classificados e armazenados para o uso acadêmico e em pesquisas da área. “O Biobanco de Dentes se constitui como uma unidade de apoio ao ensino. No BD, tanto a doação quanto a retirada de dentes devem seguir os protocolos internos, com o preenchimento de documentos que são disponibilizados e arquivados para controle da Unidade”, disse.

Conheça a importância do Biobanco de Dentes
Passo Fundo é um centro de desenvolvimento na área da saúde e o Bioanco de Dentes se constitui como um importante espaço de aprendizado. “Na Odontologia, assim como em todas as outras áreas da saúde, o desenvolvimento do conhecimento está diretamente relacionado à produção de pesquisas acadêmicas nos níveis de graduação e pós-graduação lato e stricto sensu”, afirmou Daniela.

A pesquisa com as células-tronco é apresentada como um dos caminhos mais promissores para a medicina regenerativa e que pode ser desenvolvida com dentes, já que foi descoberto na polpa do dente a existência de células-tronco. “Um exemplo do benefício deste banco é a possibilidade do desenvolvimento de estudos na área de engenharia tecidual, pois a polpa dentária, em especial dos dentes decíduos, 'de leite', contém células-tronco. Portanto, a existência deste espaço na UPF permite o apoio e o desenvolvimento de pesquisas diversas em toda a região, atendendo às necessidades dos pesquisadores e cursos de Odontologia”, destacou a professora.

Saiba como doar
O Biobanco de Dentes conta com refrigerador para o armazenamento dos dentes, autoclave, computador e arquivos com o cadastro dos doadores e usuários. Segundo Daniela, as doações de dentes são aceitas e incentivadas, pois a manutenção do Biobanco de Dentes depende diretamente da reposição constante de dentes extraídos e que poderão colaborar no ensino e no desenvolvimento de pesquisas na Odontologia.

Para doar, entre em contato com o Biobanco do Dentes pelo e-mail bancodedentes@upf.br ou WhatsApp (54) 9-9963-2422. “Recebemos dentes de todos os tipos e condições hígidos, cariados, fraturados, com ou sem canais tratados, de crianças ou de adultos”, disse a docente.

O Biobanco de Dentes está localizado no Prédio A7 da Faculdade de Odontologia, no Campus I da UPF. Mesmo com a pandemia da Covid-19, ele continua em funcionamento, trabalhando com turnos reduzidos. O recebimento de doações pode ser feito diretamente na Secretaria do curso de Odontologia da UPF. Dúvidas podem ser obtidas pelo telefone (54) 3316-8402.

Como doar?
1. Armazene os dentes extraídos (podem ser permanentes ou decíduos/“de leite”) em potes de vidro, vedados.

2. Para profissionais da odontologia, é indicado que, preferencialmente, seja solicitado ao paciente que assine o termo de doação, para que seja encaminhado junto ao material biológico (dentes). Caso não tenha o termo, os dentes serão recebidos da mesma forma.

3. Se você trabalha em Passo Fundo, faça uma visita à Faculdade de Odontologia e entregue a sua doação na secretaria da Odontologia ou diretamente no Biobanco de Dentes, se coincidir com o horário de atendimento (terças feiras: 14h-17h30min; quintas feiras: 8h-11h30min). Você também pode entrar em contato com o Banco de Dentes pelo e-mail bancodedentes@upf.br, com cópia para danicorralo@upf.br; ou pelo WhatsApp (54) 9-9963-2422, para verificação da possibilidade de irmos até você para captar a doação.

4. Se você trabalha fora de Passo Fundo, ou em Unidades Básicas de Saúde dos municípios da região, envie por meio de algum conhecido ou pela Secretaria de Saúde, quando esta precisar vir à Passo Fundo para outras atividades.