Extensão

Balcão do Consumidor Casca promove atividade alusiva ao Dia Internacional do Idoso

06/10/2021

17:12

Por: Assessoria de Imprensa

O Balcão do Consumidor Casca, programa de extensão da Universidade de Passo Fundo (UPF), tem como um de seus objetivos centrais a educação para o consumo. Nesse sentido, visando cumprir com a missão de promover cidadania, realizou com o grupo “Conviver e Renovar” da terceira idade de Casca, no dia 06 de outubro, atividade alusiva ao Dia Internacional do Idoso.

A atividade foi presencial e ministrada pela coordenadora do Balcão do Consumidor de Casca, professora Me. Nadya Tonial, pela mestranda Jovana De Cezaro e pelos estagiários do projeto, acadêmicos Louis Gireli e Erica Balbinot. O encontro também contou com a presença da vice-prefeita e coordenadora do grupo de terceira idade, Lourdes Benvegnú Foppa.

O objetivo da oficina foi elucidar ao público-alvo como agir quando receber empréstimos consignados não solicitados, visto que os idosos são considerados hipervulneráveis no mercado de consumo. Também teve como objetivo expor sobre direitos do consumidor e alertar sobre alguns dos golpes que estão ocorrendo e fornecer dicas para que os mais vulneráveis não sejam vítimas. Além disso, foram distribuídas cartilhas desenvolvidas pelo projeto.

Para o estagiário Louis Girelli, o importante dos projetos de extensão é o retorno ao público, de forma prática, dos ensinamentos da sala de aula. “Atividades como essa são de suma importância, tendo em vista, neste caso, o enfoque educativo do Balcão do Consumidor de Casca, visando alertar o público idoso das práticas abusivas que estão sendo mais aplicadas ultimamente, como também explicar como preveni-las. O Balcão do Consumidor de Casca está à disposição para sanar dúvidas ou futuros conflitos provenientes dos golpes apresentados”, salienta Girelli.

Segundo a coordenadora do projeto, a importância da oficina reside no fortalecimento da parceria entre o projeto de extensão da Faculdade de Direito da UPF e a comunidade. “Nesse momento, a atividade foi voltada ao público idoso, reconhecendo suas necessidades e fornecendo dicas para evitar que caiam em golpes. Inclusive, na Semana do Conhecimento o Balcão do Consumidor lançou uma cartilha sobre o ‘empréstimo consignado’, que se encontra disponível no site do Balcão do Consumidor, trazendo informações sobre essa relação de consumo”, informa Nadya.

Ainda, no dia 1º de outubro de 2021 o Balcão do Consumidor Casca promoveu, em suas redes sociais, exposição virtual alusiva ao Dia Internacional do Idoso. Para difundir o conhecimento, foi publicada uma série de dicas abordando os direitos do consumidor idoso e os cuidados necessários ao participar de relações de consumo, evitando que eles sejam vítimas de práticas abusivas e tenham seus direitos violados. A atividade teve o intuito de informar ao público a proteção jurídica diferenciada que é conferida pela legislação consumerista e a atenção especial dos órgãos de proteção e defesa do consumidor aos idosos. 

O Balcão do Consumidor Casca está localizado na Rua XV de Novembro, 402 (em frente ao Salão Paroquial), na cidade de Casca. O atendimento ao público ocorre de forma gratuita, todas as tardes, das 13h30min às 17h30min, e também atendemos pelo e-mail balcaocasca@upf.br, pelos chats das redes sociais (Facebook e Instagram) ou pelo telefone (54) 3347-1157.