Geral

Aula magna marca os 30 anos do curso de Engenharia Civil

19/03/2019

14:52

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Evento foi realizado na segunda-feira, 18 de março, com a presença de 400 pessoas

Acadêmicos do curso de Engenharia Civil da Universidade de Passo Fundo (UPF) foram surpreendidos na noite de segunda-feira, 18 de março. Uma aula magna surpresa foi promovida pelo colegiado do curso, que realizou também uma recepção especial aos estudantes ingressantes e veteranos. A atividade, realizada no Centro de Eventos, contou com uma palestra sobre o papel do engenheiro na sociedade, ministrada pelo professor da área de sociologia da Universidade, professor Dr. Ivan Dourado. A aula magna também foi em alusão aos 30 anos do curso.

Participaram da ação cerca de 400 pessoas entre professores, funcionários e acadêmicos do curso. A abertura do evento contou com a presença da coordenadora do curso, professora Dra. Luciana Londero Brandli. “Este ano o curso de engenharia civil da UPF comemora 30 anos. Isso reflete em muito uma trajetória de sucesso, de liderança regional, na formação de mais de mil engenheiros civis, num curso que é um dos únicos no Brasil reconhecido nos países do Mercosul, e que possui cerca de 91% dos seus egressos inseridos no mercado de trabalho. E por isso e por muito mais, que estamos lisonjeados em fazer parte deste time de professores, funcionários e estudantes da UPF, e temos muito a comemorar”, destacou a coordenadora do curso.

O professor do curso, Me. Eduardo Brum, que participou da solenidade de abertura, juntamente com a professora Luciana, enfatizou a importância desta integração entre os professores e alunos. “É muito importante este momento de integração dos alunos com seus professores, por meio de um evento, no qual se falou sobre a profissão do engenheiro civil, a importância da Universidade na formação deste profissional. Somos um curso de muita qualidade e o sucesso dos nossos ex-alunos nos deixam satisfeitos e convictos que tiveram uma ótima formação”, ressaltou Brum.

O vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UPF, professor Dr. Antônio Thomé, também discursou na abertura e afirmou o compromisso da Universidade com um ensino de qualidade, presencial e ministrado por professores com mestrado, doutorado e pós-doutorado.

O público conferiu ainda a palestra, proferida pelo professor Dourado, que falou sobre a importância do engenheiro na sociedade e os desafios da profissão, enfatizando a importância de cada um buscar seu diferencial e fazer sua própria trajetória. O professor apresentou diversos casos de sucesso de engenheiros formados pela UPF que atuam no mercado nacional e internacional.

O evento também contou com o sorteio de brindes e os acadêmicos formandos fizeram o convite para o paraninfo da turma, amigo da turma e professor homenageado. 

Atividades em comemoração aos 30 anos do curso
A professora Me. Eliara Riasyk Porto divulgou durante o evento a programação de atividades que marcarão o aniversário do curso neste ano:
- Gincana cultural: inscrições iniciam no dia 27 de março, com atividades previstas para abril e maio, com fechamento dia 1º de junho;
- Competição de guindastes de palito de picolé: 1º de junho;
- Jantar de aniversário: agosto (data a definir);
- Eventos na área de mobilidade e de estruturas: setembro e outubro, respectivamente.