Esportes

Atletas da UPF se destacam no Insano Longa Distância

25/09/2018

11:09

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Os atletas da Universidade de Passo Fundo (UPF) Gustavo Henz, Tiago Perez e Ricardo Rosa conquistaram bons resultados no Insano Longa Distância. A prova, realizada em Guaratuba (PR), no último domingo, 23 de setembro, foi constituída de um trajeto com 1,5 km de natação, 60 km de ciclismo e 16 km de corrida.

Henz obteve o 2º lugar na categoria 30/34 anos e a 9ª colocação geral, encarando alguns desafios. “Na largada, consegui encaixar uma boa natação, porém, a navegação não foi muito fácil em função das correntes do mar de Guaratuba. As ondas dificultaram um pouco a entrada e a saída do mar para os atletas. Acabei saindo da água entre os cinco primeiros. Na etapa do ciclismo, perdi algumas posições, mas mantive meu ritmo, pensando em fazer uma boa corrida, saindo da bike em 7º lugar”, relatou.

O atleta considerou a etapa de corrida a mais difícil do evento. “Procurei fazer uma prova progressiva, tentando aumentar o ritmo com o passar da quilometragem. Nessa etapa, ultrapassei alguns competidores e, ao mesmo tempo, também perdi algumas posições. Mas fiquei muito feliz com o meu desempenho nessa fase, com uma corrida consistente. O Insano foi duro do começo ao fim, mas as condições do dia favoreceram para o triathlon, com pouco sol e vento moderado”, complementou.

Conquista inédita
Perez conquistou o 3º lugar na categoria 25/29 anos e a 42ª posição na classificação geral. “A prova estava fantástica e muito bem organizada. A etapa de natação foi difícil, com o mar agitado. Já a etapa de ciclismo aconteceu dentro do que eu esperava, e, na corrida, recuperei algumas posições. Assim, conquistei o meu primeiro pódio em uma disputa de triathlon, com um nível altíssimo de atletas. Estou muito feliz por esse resultado, obtido um ano após eu ter iniciado na modalidade. Agradeço à UPF, minha apoiadora, e aos meus patrocinadores e familiares, que sempre acreditaram no meu potencial e no meu projeto”, comentou Tiago, que, nas últimas semanas, competiu em grandes provas de triathlon: no GP Extreme de Triathlon, ocorrido em Penha (SC), ele ficou no top 10 da categoria, e, agora, no Insano Longa Distância, no top 3.

Resultado satisfatório
Rosa ficou no 4º lugar na categoria 30/34 anos e em 19º lugar na classificação geral. Ele avalia o seu desempenho no evento. “Foi um dia bastante alegre, devido ao fato de ter muitos competidores da nossa cidade. Isso mostra que o trabalho de incentivo ao triathlon está dando certo. Foi minha melhor colocação na prova do Insano de todas as três edições que participei. Também fiz o melhor ciclismo em provas da modalidade. Agora, repousarei durante alguns dias para mirar no Fodaxman, que é o maior desafio da América Latina”, disse.