Esportes

Atletas da UPF competem no Paraná

19/09/2018

10:05

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Insano Longa Distância e Gelsoli Casagrande

Ricardo Rosa, Gustavo Henz e Tiago Perez participarão do Insano Longa Distância neste domingo (23)

Os atletas da Universidade de Passo Fundo (UPF) Ricardo Rosa, Gustavo Henz e Tiago Perz participarão do Insano Longa Distância, que acontece no Paraná. A competição será neste domingo, 23 de setembro, em Guaratuba, com um percurso de 1500 metros de natação, 60 km de ciclismo e 16 km de corrida.

Rosa irá disputar a prova pela categoria 30/34 anos. “Pela 5ª vez vou ao Paraná competir. Lembro que, em 2013, eu era o único atleta da cidade a participar nas provas daquela região, que é um dos berços do triathlon do Brasil. Em 2018, após um trabalho intenso de fomentação do triathlon, Passo Fundo conta, nessa edição, com mais de 20 atletas disputando a prova. Vou para Guaratuba já com a sensação de que o triathlon da cidade, apoiado pela UPF, está no caminho certo”, comenta.

Este será o 5º ano consecutivo que Henz maracará presença no evento considerado um Sul-Brasileiro do Triathlon de longa distância no país. Ele também compete pela categoria 30/34 anos. “Venho me preparando durante todo o ano para esta prova. Sem dúvida é algo que me motiva, pois é extremamente desafiador. Cruzar a linha de chegada com certeza exige muita humildade, força de vontade e entrega do atleta. Eu sempre estive no pódio do Insano. Me sinto privilegiado de, em 4 anos consecutivos, estar sempre entre os melhores do sul do Brasil, procurando me superar a cada edição, respeitando o planejamento e evoluindo devagar e constantemente sem lesões”, relata.

Para esta nova disputa, o objetivo do atleta é subir novamente ao pódio. “Também quero baixar meu tempo de prova desta distância, e, consequentemente, estar dentre os melhores triatletas do sul do país, levando a bandeira da minha equipe GH SPORTS juntamente com a do município de Passo Fundo, da UPF e do Rio Grande do Sul”, complementa Henz, que desta vez, além, de participar da competição como atleta, estará, também, como técnico, já que levará mais 4 atletas para iniciarem no triáthlon de longa distância.

Perez competirá pela categoria 25/29 anos. “Acredito que seja uma prova rápida. Tenho grandes expectativas quanto ao meu desempenho. Espero, novamente, me empenhar em buscar um bom resultado, ficando entre os principais da categoria”, disse.

O evento
O Insano Longa Distância terá a largada às 8h. Competidores de alto nível técnico de diferentes estados do Brasil, como São Paulo e Rio de Janeiro, estarão presentes, porém, são dos estados da região Sul que predomina o número de atletas: em torno de 500 esportistas encaram o desafio.