Geral

Atividades da Semana do Patrimônio são abertas e gratuitas à comunidade

15/08/2018

16:19

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Natália Fávero

Evento iniciou na terça-feira, 14 de agosto, e segue até domingo, 19 de agosto

A abertura das atividades da Semana do Patrimônio, realizada por meio do curso de História da Universidade de Passo Fundo (UPF), em parceria com diversas entidades, aconteceu na terça-feira, 14 de agosto. No Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF), o professor Diego José Baccin coordenou um debate sobre o “Chafariz da Mãe Preta: monumento histórico”. O evento segue até domingo, 19 de agosto, com programação diversa, aberta e gratuita ao público.

O evento articula atividades de diversos propositores e tem como perspectiva ampliar os debates e as ações pró-patrimoniais. Entre as ações, haverá debates, mesas redondas, projeção e discussão de documentário e esclarecimento a proprietários de bens imóveis passíveis de tombamento – atividade vinculada à Setorial de Patrimônio Material, Imaterial, Arquitetura e Urbanismo, integrante do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) de Passo Fundo.

O objetivo do evento é promover o conhecimento e a consequente preservação e valorização do patrimônio histórico-cultural material e imaterial de Passo Fundo e região. “A Semana do Patrimônio já se tornou uma tradição do curso de História. E a grande inovação deste ano é um conjunto de ações de várias entidades tentando mapear por toda a cidade ações pró-patrimônio. É um conjunto de atividades que vão tratar de patrimônio de suas várias materialidades e imaterialidades”, destacou a professora do curso de História, Dra. Gizele Zanotto.

Confira aqui a programação completa.

Galeria de Vídeos