Ensino

As perspectivas da carreira no mundo Agro

15/08/2018

17:07

Por: Jéssica França

Fotos: Jéssica França

Curso de Agronomia promove aula inaugural com engenheiro agrônomo Mauro Luiz Alberton

Os desafios da carreira no agronegócio, as perspectivas da profissão e a busca no mercado por profissionais capacitados foram discutidos na noite de terça-feira, 14 de agosto, em Aula Inaugural do curso de Agronomia da Universidade de Passo Fundo (UPF). O evento ocorreu no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac), contando com a participação do egresso da UPF, o engenheiro agrônomo Mauro Luiz Alberton. 

Com o tema “Perspectivas de carreira no mundo Agro”, a Aula Inaugural propiciou um momento de discussão a respeito da profissão. “É sempre importante receber todos os alunos no início do semestre com uma atividade que os marque, os motive para seus estudos. Quando eu era aluno, tínhamos essas aulas inaugurais e até hoje lembro da mensagem que algumas trouxeram. Com esse objetivo, estamos trazendo egressos, com atuação em todo o mundo, para que possam dar seu testemunho e nos mostrar sua visão de mercado”, comentou o coordenador do curso, professor Dr. Vilson Antonio Klein. 


Ainda conforme o professor Klein, dos mais de 2.600 engenheiros agrônomos formados pela UPF, muitos egressos ocupam posições de destaque no mercado de trabalho. O palestrante da noite formou-se em julho de 1987, pela Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAMV), e tem ampla experiência no mercado, com atuação no Brasil e no exterior, atuando no momento como diretor de Marketing Estratégico da multinacional Bayer. “O mercado agro no Brasil é o que sustenta a nossa economia hoje. Há muitas possibilidades para o profissional que se formar em Agronomia, é um mercado em crescimento, mas também é um setor que se modifica a cada ano”, disse.

Os avanços da tecnologia favorecem e transformam os processos e a atuação do engenheiro agrônomo, por esse motivo, os profissionais precisam estar preparados e acompanhar as transformações do mundo agro. “Muitas profissões foram substituídas, transformadas pela tecnologia. Um agrônomo que trabalhava no campo, agora trabalha controlando um drone ou em cima de uma máquina. Em suma, essa é uma profissão que tem muito para contribuir com o Brasil e as perspectivas são enormes”, finalizou Alberton.