Extensão

As pandemias através da arte

31/07/2020

15:20

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

Curso de Artes Visuais desenvolve projeto divulgando expressões artísticas produzidas durante pandemias e epidemias vivenciadas pelo mundo

O mundo vem enfrentando a pandemia da Covid-19, contudo, diversas outras pandemias e epidemias já assolaram a humanidade ao longo de sua história. Com isso, muitos artistas retrataram o sofrimento e também foram vítimas dessas enfermidades. A Agência de Artes Visuais, projeto de extensão da Universidade de Passo Fundo (UPF), tem como um dos seus objetivos a promoção e organização de exposições e intervenções culturais e educativas em diferentes territórios.

De acordo com a coordenadora do curso de Licenciatura em Artes Visuais, Me. Ivana Rocha Tisott, o projeto aborda temáticas transversais priorizadas nas Políticas de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade, como direitos humanos, questões étnico-raciais, religiosas, culturais, territoriais, físico-individuais, de gênero, de orientação sexual e questões que envolvem a sustentabilidade socioambiental, desenvolvendo ações e fortalecendo a interlocução entre ensino, pesquisa e extensão. “Uma das grandes características da Agência são as intervenções e exposições que fazemos UPF afora. No entanto, o momento delicado exigiu que adaptássemos nossas atividades de modo que continuássemos a dialogar com a comunidade, levando conhecimento artístico e histórico. Assim, por meio da página de Artes no Facebook e no Instagram, surgiu a pauta para publicações, chamada de ‘As Pandemias Através da Arte’”, explicou a professora.

“As Pandemias Através da Arte” são postagens informativas sobre pandemias e epidemias que o mundo já vivenciou e que foram retratadas por meio de expressões artísticas, como a pintura e a gravura. “Nessas publicações, contextualizamos a obra com a epidemia em questão, de forma que o público se sinta informado e conheça novas obras artísticas de diferentes períodos. Além disso, é uma forma sútil de levar esperança, mostrando que o mundo já passou por crises como a que estamos vivendo por conta da Covid-19”, explicou a estudante extensionista, Paola Carolina Dalbosco.

As postagens são realizadas por bolsistas, respeitando um cronograma previamente estabelecido. “A extensão é uma parte muito importante dentro da Universidade, já que é por meio dela que a comunidade conhece e se envolve de maneira mais profunda os cursos e suas áreas. A arte sempre foi um alicerce, um meio de sobreviver grandes impactos emocionais”, finalizou a professora.

O projeto conta com a participação de diversos professores e bolsistas de extensão. Para conferir as postagens “As pandemias através da arte”, acesse a página no Facebook @UPFartesvisuais ou o Instagram @artesvisuaisupf.