Cultura

“Arte e arteterapia” é tema de palestra na Semana das Artes

15/08/2018

17:03

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Luisa Biasuz/Nexjor e Divulgação

Evento segue até o dia 17 de agosto, no Portal das Linguagens da UPF

A ex-professora do curso de Artes Visuais da Universidade de Passo Fundo (UPF) Rosa Maria Coutinho palestrou sobre o tema “Arte e arteterapia”, na terça-feira, 14 de agosto, na Semana das Artes Visuais, promovida pelos cursos de Artes Visuais Licenciatura (L) e Bacharelado (B) da Faculdade de Artes e Comunicação (FAC). Além disso, a professora fez o lançamento do seu e-book “Sobre arte, mulheres, negrumes e recomeço”, da Editora Escrita. A programação segue até o dia 17 de agosto e inclui exposições de arte, oficinas, palestras, cinedebate e mesa redonda. As atividades ocorrem no Portal das Linguagens, no Campus I da UPF, e são todas gratuitas e abertas à comunidade, sem necessidade de inscrição. 


Ex-professora do curso de Artes Visuais da Universidade de Passo Fundo (UPF) Rosa Maria Coutinho palestrou sobre o tema “Arte e arteterapia”


Além das palestras, a exposição da Semana das Artes Visuais recebe estudantes de escolas de Passo Fundo. A exposição ficará aberta para visitação até sábado, dia 18. As escolas interessadas podem fazer o agendamento com a secretaria da FAC, pelo telefone (54) 3316-8183, ou entrar em contato pelo e-mail fac@upf.br. 

Programação 
Nesta quarta-feira, dia 15 de agosto, em parceria com o curso de História, haverá a exibição do documentário “Dom Quixote das Artes”, que apresenta a vida e a obra do artista plástico Paulo Siqueira. Após a exibição, ocorre um debate com os diretores Cassemiro Vitorino e Ilka Goldschmidt. A atividade acontece no Teatro Múcio de Castro. Na quinta, dia 16, a programação é voltada exclusivamente para os acadêmicos dos cursos, com oficinas e workshops. 

O encerramento da Semana ocorre na sexta-feira, dia 17, com uma mesa redonda sobre “Arte na escola”. Para debater o tema, foram convidadas egressas do curso que atualmente trabalham a arte em sala de aula: Amábile Scorteganha, Valquíria Ponciano e Miriam Giareta Goellner.


Noite de terça-feira, 14 de agosto, também foi momento de encontro entre professores e ex-professores do curso de Artes Visuais