Vestibular

Área de Engenharias da UPF conta com 10 cursos de graduação

16/12/2020

10:59

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Vestibular de Verão UPF inscreve até o dia 21 de dezembro. O curso de Desenho Industrial é o novo curso oferecido nesta área pela Instituição

Destaca-se, nesta área, o curso de Desenho Industrial,
novo curso oferecido pela UPF

A Universidade de Passo Fundo (UPF) oferece neste Vestibular de Verão 11 cursos de graduação na área de Engenharias. Os cursos da Instituição passaram por uma reforma curricular e renovaram seus projetos pedagógicos para 2021. Os estudantes da Universidade terão uma nova experiência de formação, mais flexível e integrada, a partir da nova identidade de ensino: Sense UPF. Os cursos foram agrupados em áreas afins: Ciências Sociais Aplicadas; Artes e Comunicação; Engenharias; Tecnologia da Informação; Ciências Agrárias; Educação e Humanidades; e Saúde e Bem-Estar.  

Nesta matéria, você vai conhecer um pouco mais sobre os cursos pertencentes ao grupo de Engenharias: Arquitetura e Urbanismo, Desenho Industrial, Engenharia de Alimentos, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia Química e Fabricação Mecânica.

 

Inscrições Vestibular
As inscrições para o Vestibular de Verão 2021 para 52 cursos de graduação da UPF estão abertas até o dia 21 de dezembro de 2020. A Instituição oferece duas opções de seleção: prova de redação on-line ou notas da redação do Enem de 2010 a 2019. Saiba mais aqui.

Engenharias

- Arquitetura e Urbanismo: O curso prepara você para a utilização dos avanços tecnológicos nos seus aspectos materiais e imateriais. Você sairá preparado para transformar o seu mundo e a sua comunidade. Nosso egresso é completo não apenas nos aspectos técnicos da profissão, mas também psicológicos, sociais, econômicos e sociais. Isso o converte em um agente da evolução, protagonista social e definidor do futuro do espaço construído.

- Desenho Industrial: As tendências atuais vêm indicando na direção de cursos de graduação com estruturas flexíveis e interdisciplinares, permitindo que o futuro profissional tenha opções de áreas de áreas de atuação e de conhecimento. Acreditamos no Desenho Industrial como uma poderosa ferramenta para potencializar o processo de inovação proporcionando uma melhor experiência para produtos e serviços. Se você é uma pessoa criativa, inquieta, gosta de projetar, está conectada as tecnologias e gosta de vivenciar experiências inovadoras, o curso de Desenho Industrial da UPF foi feito pra você.

- Engenharia de Alimentos: O curso vai preparar você para ser um profissional diferenciado, capaz de desenvolver novos alimentos e processos, com foco na saúde da população e na sustentabilidade social, econômica e ambiental. A prática, a empregabilidade, a proximidade com aluno e o ambiente agradável de convívio são as nossas marcas. A qualidade de ensino da UPF e os mais de 20 anos na formação de engenheiros de alimentos validam a excelência dos profissionais que passaram por aqui.

- Engenharia Ambiental e Sanitária: Vivemos um tempo complexo e preocupante quanto a preservação ambiental e seus recursos naturais. Nesse contexto, o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária tem o propósito de formar profissionais preparados para atuar na aplicação e desenvolvimento de novas tecnologias que busquem o Desenvolvimento Sustentável. O conhecimento teórico aliado a vivência prática promove um melhor entendimento das metodologias, facilitando assim, a entrada no mercado de trabalho.

- Engenharia Civil: Você vai realizar a sua formação em um curso com mais de 30 anos de experiência, que tem na sua essência o ensino baseado em projetos e, desde os níveis iniciais do curso, estará em contato com elementos da prática profissional, experimentando e conhecendo as técnicas de engenharia.

- Engenharia Elétrica: Você será preparado para atender as demandas e mudanças que o mercado de trabalho exige, no contexto de Engenharia Elétrica. A aprendizagem se baseia no desenvolvimento de projetos e realização de atividades práticas. A interação dos nossos acadêmicos com o Parque tecnológico da UPF é outro diferencial, propiciando a formação de algumas startups e abrindo caminho para o nascimento de empresas incubadas. Acreditamos que o empreendedorismo e a inovação fazem parte da formação do nosso engenheiro.

- Engenharia Mecânica: O curso possui excelência e sintonia com a realidade global e necessidades das indústrias da região. O curso de Engenharia Mecânica da UPF é versátil, reconhecido pela qualidade da formação profissional. Grande parte dos dirigentes das maiores indústrias da região são ex-alunos do curso. Muitos engenheiros formados na UPF ocupam importantes cargos técnicos em diferentes empresas nacionais e multinacionais.

- Engenharia de Produção: O curso vai formar você para atuar nos diversos setores produtivos, tanto na indústria como em serviços. Temos garantia de aprendizado com metodologia ativas. Nossos acadêmicos têm destaques nacionais em competições específicas da área da Engenharia de Produção e melhores notas no Enade. Temos laboratórios modernos de processos de produção e fabricação, bem como ferramentas e softwares para simulação e otimização, integrando os conceitos da Indústria 4.0.

- Engenharia Química: A Engenharia Química também é conhecida como a Engenharia Universal, todos os objetos e materiais ao seu redor têm ou tiveram a atuação de um engenheiro químico. O curso da UPF alia a teoria com a prática, com muitas aulas práticas já desde o primeiro semestre. Você será constantemente incentivado a se inserir nos grupos de pesquisa e participar de atividades como a iniciação científica, simpósios, palestras e congressos. Você também poderá participar de processos seletivos de estágios e trainees.

- Fabricação Mecânica: Você vai estudar em um curso com uma estrutura curricular elaborada em atenção às necessidades das empresas e da realidade regional. O setor metalmecânico tem apresentado, nos últimos anos, um crescimento consistente na região Norte do Rio Grande do Sul, decorrente, em especial, das empresas do setor de máquinas e implementos agrícolas e do setor de estruturas metálicas, impulsionadas pela construção de grandes projetos, abertura de novos mercados e diversificação das suas áreas de atuação. Os profissionais formados pela UPF são os principais condutores do desenvolvimento da região.