Literatura

Aniversário do Mundo da Leitura terá exposição de artes visuais, dança, contação de histórias e poesia

25/09/2018

17:30

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Arte&Literatura aos Sábados ocorre neste sábado, dia 29 de setembro, com programação especial de aniversário

Em comemoração aos seus 21 anos, o Centro de Referência de Literatura e Multimeios – Mundo da Leitura – da Universidade de Passo Fundo (UPF) apresenta uma edição especial do projeto Arte & Literatura aos Sábados. Para isso, o Mundo da Leitura, que tem como objetivo formar leitores de textos literários em múltiplas linguagens, reúne diferentes grupos artísticos para se apresentarem na tarde deste sábado, dia 29 de setembro. Com início às 15 horas, a programação terá exposição de artes visuais, apresentação de danças, contação de histórias, poesia, capoeira e sorteio de brindes. 

Durante esses 21 anos, a dança, a música, o teatro, a contação de histórias, o cinema e as artes plásticas sempre fizeram parte das atividades do Mundo da Leitura. Dessa forma, o Centro incentiva a apreciação das diferentes manifestações artísticas e contribui para a formação de plateias. Conheça um pouco sobre os grupos e as apresentações que farão parte da programação do aniversário do Mundo da Leitura: 

Grupo Slag Crew – Petipa Espaço da Dança
Slag Crew é um grupo de street dance e hip hop, da Petipa Espaço da Dança de Passo Fundo, coordenado pelo professor, diretor e coreógrafo Leonardo Costa. O grupo ficou conhecido com a coreografia Despacito, criada por Leonardo e postada em seu canal do YouTube, com mais de 27 milhões de visualizações, com repercussão nacional e internacional. O Grupo já participou de importantes festivais de dança do mundo, como o Festival de Dança de Joinville/SC, o Festival Internacional de Hip Hop, de Curitiba /PR e o Festival Meeting Hip Hop, em Phoenix, EUA. Em comemoração ao aniversário do Mundo da Leitura, o coreógrafo trará um pout-pourri de várias coreografias já apresentadas pelo grupo.

Capoeira Angola Palmares
O grupo de Capoeira Angola Palmares, fundado pelo Mestre Nô, chegou a Passo Fundo por volta de 1996, com uma proposta de difundir a verdadeira Capoeira Angola da periferia de Salvador. Em 2000, consolidou uma parceria com o projeto Atleta do Futuro da UPF. No ano de 2011, Rodrigo Ferreira da Luz, na condição de professor (cordel azul), assumiu a coordenação do grupo e, em 2015, já como voluntário e acadêmico de Educação Física, sob coordenação do mestre Dindo, tornou-se responsável pelo grupo no estado do Rio Grande do Sul. O projeto envolve acadêmicos, crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade social e, de maneira lúdica, segue os fundamentos da capoeira, fomentando a cultura e a socialização. As aulas ocorrem nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 16h às 17h, e nas terças e quintas-feiras das 18h às 19h, no ginásio de esportes da UPF.  

Bando e Bandinho de Letras 
O grupo do Bandinho de Letras é um projeto de extensão vinculado ao curso de Letras /UPF que envolve crianças de 6 a 13 anos de idade, seus pais e avós. O objetivo do projeto é sensibilizar leitores por meio da contação de histórias e dizeção de poemas. O grupo se apresenta em ambientes escolarizados e não escolarizados: rádio, televisão, hospitais, entidades beneficentes, bibliotecas, centros de cultura e seminários, dentre outros. Os encontros do Bandinho ocorrem quinzenalmente, sempre às quartas-feiras, das 18h30min às 19h20min, no Mundo da Leitura/UPF. O projeto é coordenado pelo professor Me. Eládio Weschenfelder, do curso de Letras.

Exposição - Lendo e relendo obras de arte
Os alunos do curso de Artes Visuais/UPF (Licenciatura e Bacharelado) convidam o público para apreciar a exposição “Lendo e relendo obras de arte”. A proposta de trabalho dirigida para a turma do Bacharelado foi a releitura de uma obra de arte, a partir da qual puderam, tendo por base a sua percepção pessoal, modificar diferentes elementos visuais, como: cores, formas, texturas, espaços, planos, objetos, entre outros, possibilitando maior liberdade de criação e expressão. A turma de Licenciatura teve o seu estudo voltado para a teoria da cor, em que os alunos mantiveram as formas e organização espacial da obra original, modificando apenas suas cores, optando por combinações e harmonias, a partir do estudo e da análise do disco cromático. Uma proposta de releitura é também uma ótima oportunidade para estudar e analisar a obra do artista: o tema, a técnica utilizada, o contexto e a época em que viveu, detalhes de sua biografia, artistas que admirou e outros artistas de seu tempo. Os trabalhos foram coordenados pela professora Me. Ivana Rocha Tisott, do curso de Artes Visuais 

Teatro Depois da Chuva 
O Teatro Depois da Chuva iniciou suas atividades em 1998 e completa, em 2018, 20 anos. O grupo prioriza, desde sua fundação, o aprofundamento da investigação do trabalho do ator/das artes cênicas, utilizando-se, para tanto, do intercâmbio com artistas e grupos, participando de encontros nos quais os estilos de trabalho são experimentados, articulando possibilidades.  Nos 21 anos do Mundo da Leitura, será apresentada a história “Menina bonita do laço de fita”, da obra de Ana Maria Machado. A história aborda, de forma divertida e delicada, assuntos como preconceito, autoestima e amizade. Utilizando-se de objetos, bonecos e variações vocálicas, cria-se uma atmosfera lúdica para a atriz contar essa história com sensibilidade e poesia. Contação de Ana Marques e direção de Betinha Mânica.

Todas as atividades ocorrem no Mundo da Leitura, no Campus I, são gratuitas e abertas à comunidade.