Ensino

Alunos da Faculdade de Direito debatem a democracia e a hermenêutica constitucional

15/05/2017

15:39

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Simor

A direção e a coordenação da Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo (FD/UPF) têm realizado diversos encontros e debates sobre temas atuais que movimentam a sociedade. Na quarta e na sexta-feira da última semana, dias 10 e 12 de maio, alunos da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGDireito) participaram de um encontro com o professor Luiz Henrique Urquhart Cademartori, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os temas escolhidos foram democracia constitucional e hermenêutica constitucional. 

O convite foi feito pelo professor Dr. Liton Lanes Pilau Sobrinho, coordenador do PPGDireito, que mantém uma parceria acadêmica com Cademartori na produção de artigos, capítulos de livros e projetos.

Para o palestrante, as instituições de ensino precisam se envolver nos debates que pautam a sociedade e a UPF tem exercido bem essa tarefa. “O tema é bastante pertinente para abordar com alunos de diversos níveis. A ideia é sempre falar de forma clara e direta para alcançar todos os presentes. Mais do que nunca, é preciso que se abram canais de debate. No cenário político e econômico em que vivemos, permeado pelo descrédito, principalmente na política, vemos o surgimento de algumas figuras que pregam o radicalismo como solução. Com certeza, a melhor forma de informar e conscientizar as pessoas é conversando”, disse.