Pesquisa e Inovação

Alta empregabilidade dos profissionais é um diferencial dos Programas de Residência da UPF

06/11/2019

11:12

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Estudantes residentes recebem bolsa auxílio mensal de R$3.330,43

A Universidade de Passo Fundo (UPF) inscreve para os cursos de residência em saúde e área profissional da saúde. Os estudantes residentes recebem uma bolsa auxílio até o final do curso, que consiste no valor mensal de R$3.330,43. Os programas, que objetivam proporcionar formação em serviço aos profissionais da área da saúde, estão em conformidade com os projetos pedagógicos da Instituição, consideram as necessidades locais e regionais e são desenvolvidos em consonância com as políticas e as diretrizes do Sistema Único de Saúde para a formação de recursos humanos nas áreas prioritárias de atendimento à população.

Interessados podem se inscrever no site www.upf.br/ingresso/residencia até 13 de novembro. São ofertadas vagas nos seguintes cursos: Residência Multiprofissional Integrada em Saúde do Idoso (nas áreas de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição); Residência Multiprofissional Integrada em Atenção ao Câncer (nas áreas de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social); Residência Multiprofissional em Cardiologia (nas áreas de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Psicologia); Residência Multiprofissional em Atenção ao Câncer (nas áreas de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Psicologia); Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais (na área profissional de Odontologia); e Residência Integrada em Medicina Veterinária.

Segundo uma das coordenadoras dos programas de residências da UPF, professora Me. Sandra Maria Vanini, instituições da região procuram a Universidade em busca de residentes para atuarem nos municípios. “As empresas estão percebendo o diferencial que é uma formação em residência. Mais de 80% dos residentes finalizam os cursos e já ficam empregados nos locais em que realizaram o programa. Isso é importante, pois em um hospital, por exemplo, é um ganho ter um residente, devido ao fato de ele já conhecer o ambiente onde trabalha”, destaca.

A duração dos cursos é de dois anos, exceto no Programa de Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais, cujo prazo de duração é de três anos. Os cursos são ofertados pela Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), em convênio com a Associação Hospitalar São Vicente de Paulo, o Hospital de Clínicas, o Hospital Veterinário (UPF) e a Prefeitura de Passo Fundo (Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal do Interior e Hospital Beneficente Doutor César Santos).

Seleção
Os candidatos devem preencher o formulário de inscrição, exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.upf.br/ingresso/residencia. Além disso, é necessário escolher a área de formação, o programa e a instituição executora do interesse do inscrito. O processo de seleção será composto por duas etapas: prova escrita teórico-objetiva composta de 40 questões, a ser aplicada no dia 30 de novembro; e arguição oral do memorial descritivo e análise do currículo. Essa etapa acontecerá nos dias 10 e 11 de dezembro. O resultado final será estabelecido com base na soma das médias da prova teórico-objetiva, no memorial descritivo e no currículo.

O edital com todas as informações sobre o processo de seleção pode ser acessado aqui.