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Alimente-se bem e fique de olho na safra

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: iStock

Iniciativa do curso de Nutrição da UPF envolve a produção de cards com dicas e receitas sobre os principais alimentos da safra do mês

A alimentação saudável traz inúmeros benefícios à saúde e à qualidade de vida das pessoas, além de contribuir com a prevenção de doenças. Pensando nisso, o projeto de extensão “Promovendo Saúde e Qualidade de Vida”, do curso de Nutrição da Universidade de Passo Fundo (UPF), desenvolve, semanalmente, um card com os principais alimentos da safra do mês.

Coordenada pelas professoras Me. Valéria Hartmann e Dra. Ana Luisa Sant’Anna Alves, a ideia surgiu a partir dos encontros remotos entre acadêmicos e docentes extensionistas, que sentiram a necessidade de realizar ações que pudessem ser divulgadas e que valorizassem os alimentos in natura, seus benefícios e formas de utilização neste momento de pandemia da Covid-19. “Desenvolvemos atividades educativas para promover práticas alimentares saudáveis pautadas no consumo de alimentos in natura e minimamente processados produzidos na região, fortalecendo a agricultura familiar sustentável”, destaca Valéria.

Para a produção dos cards, os estudantes realizam pesquisas sobre temas atuais em alimentação e nutrição. A partir disso, são selecionadas as temáticas mais relevantes e o conteúdo é sistematizado, assim como o layout do material é organizado para a divulgação.

Com várias substâncias antioxidantes, a beterraba tem alto poder de combate aos radicais-livres

Mas quais são os alimentos da safra de setembro?
Os principais alimentos da safra do mês de setembro são: jabuticaba, morango, manga, alho-poró, beterraba e espinafre. Segundo a professora Ana Luisa, de uma forma geral, eles são ricos em fibras, vitaminas e minerais, por isso contribuem para a manutenção da saúde e bem-estar.

E foi com base nestes alimentos que os cards de setembro reúnem informações nutricionais sobre algumas frutas e hortaliças, além de dicas práticas e sugestões de pratos que a comunidade pode preparar e tornar a alimentação mais prazerosa. 

Os materiais são compostos das seguintes receitas:
- Salada de rúcula com manga;
- Sorvete de manga;
- Geleia de jabuticaba e morango;
- Suco de jabuticaba;
- Iogurte de morango;
- Gelatina de morango;
- Salada de alho-poró;
- Creme de alho-poró;
- Arroz colorido de beterraba;
- Panquecas coloridas;
- Quiche de espinafre.

Acesse AQUI para conferir o passo a passo das receitas. Neste link, há informações nutricionais de frutas, como jabuticaba, morango e manga, e de hortaliças, como alho-poró, beterraba e espinafre.

Sobre o projeto “Promovendo Saúde e Qualidade de Vida”
Este projeto presta orientações sobre estilo de vida saudável em todo o ciclo da vida, ou seja, da infância à velhice. Dessa forma, é possível trabalhar a promoção, prevenção e tratamento relacionados à ocorrência de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) associadas a alimentação, à nutrição e ao estilo de vida saudável.

Com esse propósito, são desenvolvidas atividades de educação em saúde, abordando a alimentação saudável e o estilo de vida. A abordagem do tema se dá a partir de atividades lúdicas e oficinas, respeitando a diversidade cultural e hábitos alimentares da comunidade.