Cultura

AHR e IHPF divulgam atividades da 3ª Semana de Arquivos

20/05/2019

18:14

Por: Assessoria de Imprensa

A 3ª Semana de Arquivos terá atividades especiais em comemoração aos 35 anos do Arquivo Histórico Regional (AHR), ligado ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (PPGH/UPF), e aos 65 anos do Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF). O evento integra a 3ª edição da Semana Nacional de Arquivos, que se alinha com o tema proposto pelo Conselho Internacional de Arquivos (ICA) para o Dia Internacional dos Arquivos de 2019. As ações ocorrem de 4 a 7 de junho, em Passo Fundo.

A parceria entre o setor Arquivo Histórico Regional e Instituto Histórico, promotores do evento, em Passo Fundo, propõe um conjunto de atividades que discutem a agência de pesquisadores, gestores e da população no empreendimento coletivo que é a defesa, promoção e produção de conhecimento dos arquivos e centros de documentação. 

Uma das atividades será o projeto “Conversando com...”, que desta vez será com a historiadora Isabella Czamanski, que pesquisa as fotografias produzidas pela família Czamanski, em Passo Fundo. O evento será no dia 4 de junho, às 18h30min, no IHPF.

A outra ação será o projeto “Arquivos em foco”, que nesta edição abordará “O fotógrafo, a fotografia, a cidade e o pesquisador”, no dia 5 de junho, às 19h30min. O bate-papo será com a jornalista, fotógrafa e historiadora, professora da UPF Me. Fabiana Beltrami. As atividades dos projetos "Conversando com..." e "Arquivos em foco" são abertas a todos os interessados e não demandam inscrição prévia. 

Já o 1º Encontro de Pesquisadores da História de Passo Fundo, que ocorre nos dias 6 e 7 de junho, no Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto, abrange apresentações de trabalho, mesas de debates, atividades de socialização, cursos e também rodas de conversa. A participação também é aberta a todos os interessados e as inscrições podem ser feitas na modalidade apresentador de trabalho (até 28 de maio) e ouvinte. Mais informações sobre esse encontro em https://ihpf1954.wixsite.com/encontro.

3ª edição da Semana Nacional de Arquivos
Conforme dados do Arquivo Nacional, promotor do evento nacional, "Desenhando os arquivos”, em tradução literal, diz respeito a uma perspectiva que ultrapassa aspectos relacionados ao design dos arquivos e de seus espaços. A intenção é colocar as pessoas no centro do fazer arquivístico, com vistas a integrar a sociedade promovendo um sentido de pertencimento. Essa abordagem oferece aos arquivistas e aos gestores de documentos e informações uma oportunidade de aproximar suas práticas das demandas socioculturais e políticas, demarcando de forma mais clara os arquivos como espaços de exercício pleno da cidadania."