Geral

Acadêmicos participam do Programa Jovem Parlamentar de Lagoa Vermelha

23/10/2018

17:10

Por: Natalia Biazus Edição: Assessoria de Imprensa UPF

Fotos: Natalia Biazus

Com 50 propostas, os 11 universitários legislaram com desenvoltura durante as três horas de sessão

A sessão ordinária da segunda edição do Programa Jovem Parlamentar, promovido pela Câmara de Vereadores de Lagoa Vermelha, ocorreu na segunda-feira, dia 22 de outubro. Onze estudantes da Universidade de Passo Fundo (UPF), campus Lagoa Vermelha, de diferentes cursos, ocuparam as cadeiras do Legislativo lagoense para participar da jornada parlamentar e conhecer como trabalha um vereador.

De início, os estudantes realizaram a assinatura do termo posse, receberam a diplomação pela participação no Programa e elegeram a Mesa Diretora que conduziu a sessão. Presidiram a Mesa o presidente Kevin Petrowichz, a vice-presidente Izadora Bortolon e a secretária Aline Berlatto, todos acadêmicos do curso de Direito.

No total, os Jovens Parlamentares propuseram quatro projetos de lei legislativos, 17 indicações, 23 pedidos de providência, cinco pedidos de informação e um projeto de resolução nas mais diversas temáticas: educação, saúde, trânsito, segurança pública, meio ambiente, proteção animal e infraestrutura.

Além disso, também deram entrada no Plenário pedidos do Poder Executivo, que também foram analisados pelos jovens vereadores. A Sessão do Jovem Parlamentar tem validade jurídica, ou seja, tudo o que foi proposto e votado pelos estudantes seguirá em tramitação na Câmara de Vereadores.

O diretor do campus da UPF em Lagoa Vermelha, professor Adriano Lourensi, destacou a importância do projeto para a formação dos acadêmicos. “O Jovem Parlamentar representa a inserção do que se ensina no cotidiano da Universidade, com a comunidade”. O Plenário também contou com a presença dos estudantes da disciplina de Direito Administrativo da UPF, que acompanharam a Sessão juntamente com o professor da turma, Me. Sérgio Menegaz.

Os sentimentos de satisfação e gratidão foram externados pelos estudantes durante o fechamento da Sessão, nas explicações pessoais. “Meu desejo é que esse projeto cresça e chegue a mais jovens, à comunidade, e continue transformando, dentro de nossas possibilidades, o contexto político”, comentou a Jovem Parlamentar Aline Berlatto.

A vereadora Márcia do Carmo (PSB), vice-presidente da Mesa Diretora e proponente do Programa Jovem Parlamentar, elogiou o desempenho dos estudantes. “Estou imensamente satisfeita com o resultado, dedicação, empenho, conhecimento, respeito e maturidade de todos. Parabéns!”, registrou a vereadora.

Confira o nome de todos participantes da segunda edição do Programa Jovem Parlamentar:

Vereadores
Aline Pedó Berlatto – Direito
Alisson Dalmora dos Passos – Administração
Betania Mendes Ferri – Direito
Caroline Graeff da Silva – Direito
Daniela Silva S. de Oliveira – Direito
Ezequiel Vancini – Ciências Contábeis
Izadora Bortolon – Direito
Josean Panosso Monari – Administração
Juliano de Lima Biasi – Administração
Kevin Petrowichz – Direito
Rejane Teixeira – Direito

Assessores Parlamentares
Ana Paula Maciel dos Santos – Direito
Daniel Fin – Ciências Contábeis
Fabrina Botesini – Direito
Rafael Rodrigo da Mota – Direito