Ensino

Acadêmicos do Geas realizam limpeza no Bosque Lucas Araújo

21/07/2021

09:56

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação Geas

Coordenados pela professora Me. Michele De Ataíde, acadêmicos que integram o Grupo de Estudos em Animais Silvestres (Geas) da UPF estiveram no Bosque Lucas Araújo, em Passo Fundo, no último sábado (17). Como parte de uma ação global que reflete sobre a preservação do meio ambiente, eles foram provocados pela Unesp Botucatu para o Desafio do Lixo. Para realizar a atividade, a equipe contou com o apoio da Prefeitura, que ajudou com os materiais, e do Ministério Público, que repassou as informações sobre o ponto de necessidade e reserva ambiental.

Segundo a professora Michele, ainda em 2019, ocorreu em todo o mundo o Desafio do Lixo. Aqui no Brasil, a movimentação iniciou após a provocação da Globo Rio à diversas afiliadas da emissora. Em Passo Fundo, a provocação partiu da RBSTV e a atividade foi mostrada, inclusive, no programa Caldeirão do Huck. “Essa prática virou uma corrente, onde todas as regiões do planeta cumpriram esse desafio, que ganhou o nome de #MenosLixo. A ação visa, além dessa limpeza de áreas comprometidas, promover a educação ambiental sobre o consumo de menos plástico e reciclagem”, explica.

O que é o #MenosLixo?
O desafio busca estimular pessoas do mundo todo a recolher lixo de locais públicos. A proposta é a seguinte: chamar os amigos, escolher um lugar poluído, limpar, mostrar a foto e provocar outro órgão ou instituição a fazer o mesmo. “Assim, unindo esforços, nós alcançaremos maior território e menos lixo”, pontua a docente.