Ensino

Acadêmicos do curso de Pedagogia visitam exposição do Projeto Rio Passo Fundo

19/10/2018

15:14

Por: Texto: Franciele Moraes – Edição: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Acadêmicos do IV nível do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo (Faed/UPF) participaram de atividades nas exposições do Projeto Rio Passo Fundo, que ocorreram na noite da última quarta-feira, 16 de outubro, por meio da disciplina de Fundamentos Metodológicos para o Ensino de Ciências Naturais, acompanhados da professora Me. Elisabeth Foschiera. Durante a mediação, foram abordados o conceito histórico do Rio Passo Fundo e o povoamento das regiões que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio Passo Fundo. Com base na maquete, os estudantes também puderam visualizar a grandeza e a importância desse rio, não só para os passo-fundenses, mas também para outros 29 municípios que usufruem das águas do rio Passo Fundo. 

Com o objetivo de ampliar os conhecimentos, os acadêmicos também participaram da oficina de Papel Reciclado, ministrada pela acadêmica do curso de Artes Visuais Licenciatura e bolsista Paidex, Alessandra Rizzi, orientanda da professora Me. Mariane Loch Sbeghen. A ação faz parte do projeto “Fazendo a Lição de casa”, que integra o Programa Comunidades Sustentáveis e tem como proposta desencadear processos de reflexão e superação de problemas que envolvem as questões ambientais internas da universidade, em especial, sobre a separação e o destino correto dos resíduos e efluentes. A oficina integra as ações do Projeto Rio Passo Fundo.

Exposições do Projeto Rio Passo Fundo

As exposições do Projeto Rio Passo Fundo: patrimônio paisagístico, natural, ambiental, histórico-cultural, econômico e político – desenvolvido pelo Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS), com o apoio do Museu Histórico Regional (MHR) e do Museu Zoobotânico Augusto Ruschi (Muzar), ligados à Universidade de Passo Fundo e patrocinado pelo Programa CAIXA de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro 2017/2018 – buscam reconhecer o Rio Passo Fundo como parte essencial da sociedade. 

O público pode visitar as exposições no Portal das Linguagens, ao lado do Centro de Eventos, Campus I da UPF, de terça a sexta-feira das 8h30min às 17h e aos sábados e domingos das 14h às 17h. No período da noite, a visitação ocorre somente por agendamento, que pode ser feito pelo telefone (54) 3316- 8586. A entrada é gratuita.