Ensino

Acadêmicos do curso de Engenharia Química apresentam pesquisa na UPF

09/06/2017

19:09

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Fotos: Jéssica França

A Universidade de Passo Fundo, por meio da Faculdade de Engenharia e Arquitetura (UPF/Fear) e do curso de Engenharia Química, está promovendo apresentações de trabalhos científicos. Nessa sexta-feira, dia 9 de junho, a comunidade acadêmica e a banca avaliadora assistiu à apresentação do projeto “Remoção de cor do efluente bruto advindo do processo de tingimento de pedras contendo rodamina B através de electro-Fenton”.

A pesquisa foi desenvolvida ao longo de um ano, pelos alunos Igor Marafon Rodigheri e Kelly Zambonin. “Nós submetemos um efluente vindo de uma indústria que tinge pedras semipreciosas para diversificar a comercialização e quando eles lavam as pedras tingidas, essa água fica muito colorida, e precisa ser tratada, porque se for descartada inadequadamente pode poluir muito”, explicou.

De acordo com a acadêmica Kelly, o efluente foi coletado em uma indústria na cidade de Soledade e o processo é importante para evitar a poluição do meio ambiente. “É um projeto muito importante onde visamos um processo de clarificação da água que não seja poluente. É um processo avançado de eletrólise para degradar essa molécula e não ter um despejo do efluente tóxico no meio ambiente”, afirmou.

O trabalho foi produzido por meio da disciplina de Síntese II, onde as pesquisas foram desenvolvidas em duplas. “É importante falar que o trabalho de síntese, não ocorre no final e sim no sétimo semestre do curso. O trabalho iniciou no outro semestre quando eles elaboraram um projeto de pesquisa e a partir disso, foram para o laboratório executando o trabalho. Eles estão fazendo a defesa pública, aonde exigimos postura e principalmente qualidade técnica desse trabalho”, destacou a coordenadora do curso de Engenharia Química, Vera Maria Rodrigues.