Ensino

Acadêmicos do curso de Agronomia realizam aula prática na RPPN/UPF

26/06/2019

15:09

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Acadêmicos do curso de Agronomia da Universidade de Passo Fundo (UPF) realizaram, no dia 14 de junho, uma aula prática na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). A atividade integrou a disciplina de Silvicultura, ministrada pelo professor Dr. Alexandre Augusto Nienow, e foi acompanhada por monitores da RPPN. 

A unidade de conservação fica no Centro de Extensão e Pesquisa Agropecuária (Cepagro) da UPF e tem 32,2 ha, na sua maior parte localizados junto ao Arroio Miranda. Durante a atividade, os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer a história da criação da RPPN/UPF e seus objetivos, dentre os quais está a preservação ambiental e o servir de laboratório a céu aberto para o ensino, a pesquisa e a extensão, em especial a educação ambiental. 

No percurso da trilha interpretativa, foram abordados vários temas de importância para a formação profissional. Como o espaço da Reserva é constituído de matas consolidadas e áreas onde, no passado, havia a presença de gado leiteiro, foi possível visualizar e perceber como se dá o processo de regeneração natural da vegetação, destacando a sucessão vegetal, envolvendo espécies pioneiras e não pioneiras. 

Além disso, a identificação de várias espécies de árvores foi destacada ao longo da trilha, ressaltando a sua importância ambiental. Na margem do Arroio Miranda foi abordada a necessidade e as funções da preservação e recuperação das matas ciliares, as quais servem de “corredores ecológicos” para a manutenção, a alimentação e o deslocamento da fauna, e disseminação das sementes. Também, ao minimizar o desbarrancamento das margens e a erosão de áreas adjacentes; ao reduzir a quantidade de insumos agrícolas que chegam aos cursos d’água; e ao preservar as nascentes, contribuem para a melhoria da qualidade dos recursos hídricos.