Ensino

Acadêmicos de Ciência da Computação apresentam modelos de negócios em atividade

11/06/2019

10:51

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Os acadêmicos da disciplina de Inovação e Empreendedorismo em Tecnologia da Informação do curso de Ciência da Computação da Universidade de Passo Fundo (UPF) tiveram a oportunidade de apresentar um pitch, caracterizado como uma apresentação sumária de 3 a 5 minutos de um modelo de negócios criado durante o semestre letivo. A ação aconteceu na última segunda-feira, 10 de junho.

Para criar o modelo de negócios, foi utilizado o design sprint, um método de criação usado pelo Google, que contém cinco fases com restrição de tempo que utiliza o Design Thinking com o objetivo de reduzir o risco ao trazer um novo produto, serviço ou recurso para o mercado. Os estudantes do terceiro nível contaram com a avaliação dos seus trabalhos pelo sócio proprietário da empresa Parceria Sistemas, Rudinei Silva. A empresa Parceria, com mais de 25 anos no mercado de Tecnologia da Informação (TI), sempre atuou em sincronia com o meio acadêmico na busca da capacitação e desenvolvimento de novos talentos.

Segundo o professor da disciplina, Dr. Roberto dos Santos Rabello, a interação com as empresas e o mercado de trabalho é importante para trazer as experiências dos profissionais de sucesso da cidade e região, consolidando a missão da Universidade na preparação dos alunos para atuarem como agentes de transformação.

Na opinião do coordenador do curso de Ciência da Computação, professor Me. Eder Pazinatto, essa foi mais uma atividade com o propósito de aproximar os acadêmicos do curso com as empresas de TI da cidade e região. O docente lembra que é a primeira vez que a disciplina está ocorrendo no novo currículo do curso de Ciência da Computação.