Ensino

Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo da UPF são vencedores do Concurso Observatório

19/09/2017

15:58

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

Estimular o humano a se relacionar com a natureza por meio de um espaço de interação que o faça meditar sobre o seu impacto no Planeta e conscientizar e relembrar a importância do convívio primitivo entre instintos e o meio natural. Essa foi a proposta do 2º Concurso Observatório, voltado a acadêmicos de Arquitetura. Desafiados pelo tema, os acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Passo Fundo (UPF) Dionatan Gassen Grando, Lucas Manica Destri e Roger Trevizan enviaram uma proposta inovadora e foram os vencedores do concurso Observatório.

Denominada de Equipe Zenital, o trio de acadêmicos que está concluindo o curso na UPF desenvolveu o projeto “Observatório geológico: fendas curadas”, propondo a implantação de um observatório junto a uma pedreira de basalto desativada da cidade de Paraí, cidade natal de Trevizan, que, em seu trabalho de conclusão do curso, já havia realizado o levantamento com fotos e mapa topográfico da área. “Como a escolha do terreno era livre, optamos por implantar o observatório nesse local”, conta ele, destacando que o local está abandonado e o grupo propôs dar um novo uso ao espaço.

Sobre o projeto, o júri avaliou: “A equipe destaca-se pelo desenvolvimento da proposta e pelo posicionamento crítico diante do local de intervenção (pedreira de basalto), propondo um novo cenário a partir de uma arquitetura que se molda àquela situação. O caráter provocativo do projeto chama a atenção, nos fazendo questionar sobre as ações antrópicas na natureza. A proposta representa uma mudança de posicionamento diante de uma ação humana, revelando uma 'nova beleza' que pode ser encontrada ali”, escreveram no parecer.

O resultado foi disponibilizado no domingo, dia 17 de setembro, e foi recebido com alegria pelos acadêmicos. “Foi uma das melhores notícias que poderíamos receber”, disse Trevizan. “Extremamente felizes com o trabalho reconhecido”, externou Destri. O trio já havia conquistado outra premiação em um concurso nacional, o Projetar, no qual alcançaram a segunda colocação.