Geral

Acadêmicos da UPF realizam viagem de estudos ao Paraná

16/11/2017

15:21

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação/UPF

Acadêmicos dos cursos de Administração, Gestão do Agronegócio, Comércio Exterior e Logística, além de alunos dos cursos de pós-graduação Faculdade de Ciências Econômicas Administrativas e Contábeis da Universidade de Passo Fundo (Feac/UPF), participaram de uma viagem de estudos logísticos. A atividade, realizada entre os dias 19 e 22 de outubro, foi organizada pelo professor André Oscar Rieth.

Na cidade de Paranaguá (PR), o grupo teve a oportunidade de conhecer as operações logísticas portuária na Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA). Primeiramente, aconteceu uma palestra proferida por Lourenço Fregonese, diretor da APPA. Ele abordou assuntos como movimentação e tipos de carga, investimentos, planejamento estrutural, operações atuais e futuras, cenários e comércio internacional.

Os estudantes também visitaram o terminal marítimo da empresa, que opera com navios cargueiros nas mais variadas rotas e detém a maior movimentação brasileira de contêineres refrigerados para exportação de carne de aves, suínos e bovinos. Logo após, foram deslocados para o terminal portuário para conferir as operações que estão sendo realizadas. Foi percorrido toda a extensão do cais, com mais de 3.200m, onde existem operações de contêineres secos, refrigerados e líquidos, veículos (RO-RO), grãos e fertilizantes. Ainda, foi possível constatar a ocorrência de golfinhos, que, ao lado cais, fazem parte de um projeto de preservação da vegetação e dos animais do entorno do porto.

Após a visita ao terminal portuário, através de indicação da APPA, os alunos fizeram um passeio de barco na Baía de Paranaguá para observar, de dentro da água, a operação portuária de carga e descarga de navios transoceânicos. O encerramento das atividades foi marcado por uma viagem de trem entre as cidades de Morretes (PR) e Curitiba (PR), onde os acadêmicos puderem conhecer a história da ferrovia, das cidades e do estado.