Ensino

Acadêmicos da Educação Física participam do 7º UPF Adventure

20/05/2019

14:32

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A sétima edição da corrida de aventura UPF Adventure foi realizada no sábado, 18 de maio, no Campus I da Universidade de Passo Fundo (UPF). A ação, organizada como parte da disciplina “Atividades físicas junto à natureza”, do curso de Educação Física (bacharelado), reuniu acadêmicos em diversas provas, como trekking, orientação, circuito cross country, escalada, rapel e tirolesa.

Segundo o idealizador e organizador do 7º UPF Adventure, professor Me. Raphael Loureiro Borges, a competição foi bem-sucedida, sem nenhuma desistência. “No total, participaram 13 equipes e 52 atletas. Além disso, aproximadamente 50 pessoas estiveram envolvidas nas diversas ações, como uma turma de recreação, estudantes voluntários e nove guias das modalidades de esportes radicais, alunos e egressos que são e já foram monitores da disciplina”, comentou.

O docente destaca que, na etapa de cross country, as equipes tiveram que se unir. “Essa prova contou com modalidades como rampas de lona com água e sabão, passagem (atividade na qual foi necessário rastejar), carregamento de troncos em equipe, progressão em troncos e equilíbrio, agilidade em pneus e travessia em foço de água carregando um colega. Também, em alguns postos de controle (PCs), havia questões para serem respondidas, relacionadas aos conteúdos teóricos abordados durante o semestre, que fazem parte da competição e da avaliação da disciplina”, relatou Borges.

A equipe vencedora deste ano do UPF Adventure foi a Lost, composta por Larissa Nascimento, Bianca Castoldi, Devidi Anhaia e Victor Hugo Matzenbacker. O grupo finalizou o percurso de cerca de 10 km em 1h14min, executando todas as atividades sem receber nenhuma penalização. Para o professor, além de ser uma atividade em contato com a natureza, as provas do UPF Adventure estimulam o trabalho em equipe e a superação, bem como o desenvolvimento de questões relacionadas à tomada de decisões rápidas em situações de estresse, estratégia, meta e liderança.

Galeria de Vídeos