Cultura

Acadêmico da UPF cria painel em homenagem ao patrono da Feira do Livro de Passo Fundo

10/11/2017

14:51

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Obra inspirada nos contos de Luís Fernando Veríssimo poderá ser conferida até domingo (12) no espaço de exposições da Universidade de Passo Fundo

Entre livros e leitores, quem visita a 31ª Feira do Livro de Passo Fundo, no Bourbon Shopping, pode conferir também diferentes manifestações artísticas. Uma delas, produzida pelo acadêmico do curso de Artes Visuais Bacharelado da Universidade de Passo Fundo (UPF) Maicon Ribeiro, é uma homenagem ao patrono dessa edição da Feira, o escritor Luís Fernando Veríssimo. Inspirado nos contos do Analista de Bagé, o acadêmico criou a ilustração Lindaura e o Analista, onde buscou retratar a confiança que o Analista, também como conhecido como “Freudiano barbaridade”, e Lindaura têm nos seus métodos de tratamento dentro da psicanálise, o famoso divã com o pelego e a imbuia entalhada na parede retratando Freud. 

A obra de Maicon, assim como a de outros acadêmicos da UPF poderá ser conferida até domingo, 12 de novembro, último dia da Feira. Apoiadora cultural do evento, a UPF está promovendo diversas exposições no espaço por meio do Museu Zoobotânico Augusto Ruschi, do Instituto de Ciências Biológicas (Muzar/ICB), pelo curso de Artes Visuais da Faculdade de Artes e Comunicação (FAC) e pelo Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS). O Mundo da Leitura e a Editora UPF também estão presentes no evento. 

Confira todas as exposições presentes na 31ª Feira do Livro de Passo Fundo: 

Exposição do Muzar

O Muzar apresentará uma exposição de animais taxidermizados e fará a reprodução de um vídeo contando uma história que explica como cada animal exposto ali contribui para a manutenção da flora. 

Exposições do curso de Artes Visuais e do MAVRS
Estão estruturadas diferentes exposições de ilustrações, gravuras, pinturas, entre outras, além de três dedicadas à 16ª Jornada Nacional de Literatura.
- Ilustrações: alunos do curso de Artes Visuais – Bacharelado – Celina Tiepo, Gessica Albani, Leonardo Araújo
- Mostra da gravura: xilogravuras – homenagem a Ariano Suassuna inspirada na obra “O auto da compadecida”. Os alunos são do VI Nível do curso de Artes Visuais Licenciatura, sob orientação da profa. Mariane Sbeghen.
- Arte ao alcance de todos: democratização e divulgação do acervo do MAVRS
- Monstros do cinema: exposição interativa - Daniel Kondo e Augusto Massi – 16ª Jornada Nacional de Literatura
- Painéis dos homenageados da Jornada: painéis em pintura acrílica dos acadêmicos do curso de Artes Visuais Licenciatura - 16ª Jornada Nacional de Literatura
- Árvores da Literatura: Pibid/Artes Visuais -  16ª Jornada Nacional de Literatura

Feira do Livro
A Feira do Livro de Passo Fundo é um evento lítero-cultural que visa popularizar o livro e democratizar o acesso à leitura, oferecendo à comunidade o acesso gratuito a diversas atividades culturais em diálogo com o livro e a literatura. O evento é realizado no espírito de uma grande festa literária que procura incentivar e valorizar o ato de ler, entendendo-o como um elemento fundamental para a formação crítica e cidadã.

O evento congrega apresentações artísticas, bate-papos, contação de histórias, exposições, mostras, oficinas, painéis, palestras, recreação, sessões de autógrafos, teatros e esquetes teatrais, sempre fazendo referência a diversos autores da literatura brasileira, entre outros. Todas as atividades são gratuitas.